São Luís - Dezenas de lideranças comunitárias da Região Metropolitana de São Luís estiveram reunidas durante a tarde dessa terça-feira (16), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Estiveram presentes representantes das 26 unidades dos Conselhos Comunitários de Segurança (Conseg) instalados na capital.
O encontro contou com a presença do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) da SSP, coronel Antonio Roberto da Silva, na ocasião representando o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes.
O objetivo do encontro foi divulgar e viabilizar a promoção de cursos de formação que serão disponibilizados por meio da SSP nas comunidades onde funcionam cada Conseg. A intenção é difundir através dos cursos diversos temas relevantes à atuação dos conselheiros comunitários e ao mesmo tempo conceder a participação direta de pessoas da comunidade nas turmas de formação.
Entre os temas a serem discutidos estão mobilização social, drogas, violência na escola, gerenciamento de crise, entre outros. Os cursos têm previsão de início na primeira quinzena de novembro. “Nosso foco é que os Conselhos Comunitários sejam socializados com a comunidade onde atuam para promover discussão de temas e problemas relacionados ao cotidiano de cada localidade”, afirma coronel Roberto.
Atualmente, São Luís conta com 26 conselhos comunitários de Segurança (Consegs) instalados, com aproximadamente 300 membros representando suas comunidades. Cada Conseg tem como função primordial ser um fórum democrático de debate, no qual são discutidas questões relacionadas à segurança, sob a forma de organização não governamental.
Os Consegs são fruto de um convênio celebrado entre a SSP e com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
Publicado em Geral na Edição Nº 14531
Comentários