Como parte das ações preventivas e a aplicação de politicas públicas de enfrentamento a violência, o secretário de Estado de Segurança Pública, delegado Marcos Affonso Júnior, acompanhado do secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, Coronel Antônio Roberto dos Santos, esteve reunido, em Brasília, com a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Maria Filomena de Luca Miki.
O encontro visou, ainda, tratar de vários assuntos relacionados a ações preventivas de segurança pública, além da possível adesão do Maranhão ao Programa “Brasil Mais Seguro”, uma iniciativa do Ministério da Justiça.
Presentes ainda, os professores Protázio César dos Santos e Cristiane Miranda, pró-reitores de pós-graduação da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), além do diretor da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp), coronel Sandoval Bittencourt.
Para o secretário Marcos Affonso, o Programa Brasil mais Seguro é uma ferramenta de uma politica de segurança diferenciada que vai trazer um ganho enorme para o estado. “Será um grande ganho para Segurança do Maranhão. Com essa iniciativa vamos combater principalmente o tráfico de drogas e iremos fortalecer o policiamento ostensivo”, comentou.
Na ocasião, foi entregue à secretária Nacional Regina Miki, a Medalha Brigadeiro Falcão, a maior comenda da Polícia do Estado do Maranhão. A indicação foi efetivada pelo Coronel Aldimar Zanoni Porto, comandante Geral da Polícia Militar, e outorgada pela Governadora Roseana Sarney Murad.
Projetos
Ainda durante a viagem, houve outra reunião com intuito de tratar sobre cursos de especialização viabilizados entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renaesp).
Segundo o secretário adjunto da SSP, coronel Antônio Roberto, cursos profissionalizantes, palestras de cunho preventivo e a implantação do programa Brasil Mais Seguro, são algumas das formas de combater a violência no estado.
Ainda segundo ele, esses programas de enfrentamento a violência tem como objetivo atingir o maior número de crianças e jovens sobre os mais diversos assuntos relacionados à segurança pública. “Estamos unidos para firmar parcerias e obtermos resultados satisfatórios no combate a criminalidade”, destacou.
Para o ano de 2015, a SSP vai tentar trazer cursos nas áreas de Perícias, Gestão e Planejamento Estratégico, com mestrado em segurança pública. Todos em convenio com a SSP, Ministério da Justiça e Uema. (Secom)
Comentários