São Luís - A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por intermédio do Grupo Tático Aéreo (GTA), celebrou, na tarde dessa quinta-feira, 24, acordo operacional com o Centro de Coordenação de Salvamento Amazônico, órgão pertencente à estrutura organizacional do Comando da Aeronáutica (Comaer). A iniciativa faz parte do projeto de reformulação do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (Sissar) e envolve unidades aéreas de todo o Brasil. O Maranhão é um dos estados pioneiros a firmar essa parceria com a Aeronáutica.
O convênio estabelece procedimentos de cooperação para fins de coordenação e execução das operações de busca e salvamento aeronáutico no estado do Maranhão e também na Região Amazônica, englobada pelo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 4). Também vai possibilitar maior agilidade no contato entre o grupo aeronáutico e o GTA no que diz respeito ao emprego dos recursos disponíveis para salvaguarda humana.
Estiveram presentes ao ato de assinatura do convênio, o secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos da SSP, Laércio Costa; o comandante do Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 4), o brigadeiro do ar Luiz Claudio Ribeiro da Silva; o coordenador do GTA no Maranhão, Delcimar de Oliveira; além de outros representantes de grupamentos aéreos.
“Com este acordo de cooperação, o GTA passa a ser mais uma ferramenta de apoio operacional em conjunto com o Cindacta 4 nas ações de busca e salvamento no litoral maranhense, tendo em vista o Maranhão possuir a segunda maior costa litorânea do país”, ressaltou Laércio Costa.
“Em nome do Comando, agradeço ao Governo do Estado por meio da Secretaria de Segurança Pública, pelo empenho no fechamento deste acordo”, declarou, o brigadeiro do ar e comandante do Cindacta 4, Luiz Cláudio da Silva.
A partir do acordo estabelecido entre a SSP e o Comando da Aeronáutica, o Grupo Tático Aéreo passa a constituir-se em um elo do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico. Pela parceria, a SSP compromete-se, sempre que possível, a disponibilizar e a apoiar as Operações de Busca e Salvamento envolvendo aeronaves e embarcações em perigo ou desaparecidas, dentro de sua área de jurisdição, com os meios que estiverem em condições técnicas e operacionais, dentro do limite de seus equipamentos e habilitação de seus integrantes e em conjunto com o Centro de Coordenação. As aeronaves disponibilizadas pela SSP que vierem a ser engajadas em operações desta natureza terão prioridade de tráfego aéreo.
A SSP comprometeu-se, ainda, a disponibilizar equipamentos, aeronaves e equipes técnicas, como pilotos, mecânicos de voo e tripulantes operacionais especializados e capacitados no apoio das missões de busca, salvamento e resgate em todo o território estadual. O GTA vai auxiliar os centros de Controle de Missões internacionais nas ações, com vistas a reduzir o tempo necessário para localizar e prover assistência às pessoas em situação de perigo.
Histórico
O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico é um órgão de coordenação do Sistema de Busca e Salvamento que tem sob sua responsabilidade a coordenação de missões de resgate envolvendo aeronaves e embarcações em perigo ou desaparecidas.
Vinculado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), o Grupo Tático Aéreo (GTA) foi criado no fim de 1996, tendo sido regulamentado em 1998 com objetivo de atuar em diversos tipos de missões, como no combate à criminalidade e em operações especiais de resgate a pessoas em situações de risco. Possui um quadro de profissionais especialistas em atividades áreas, terrestres e aquáticas.
Comentários