Secretários Aluísio Mendes, Sérgio Macedo e Olga Simão e outras autoridades durante entrevista coletiva

São Luís - Os detalhes da “Operação Cidade Segura” para o Carnaval 2013 foram apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) durante coletiva à imprensa nessa sexta-feira (1º), no Salão de Atos do Palácio dos Leões. Presentes, os secretários de Segurança, Aluísio Mendes; de Cultura, Olga Simão; de Comunicação Social, Sérgio Macedo; além da gestora de rede de serviços da Secretaria de Estado de Saúde, Socorro Bispo e da cúpula da SSP.
Olga Simão destacou que o governo preparou uma programação especial para o Carnaval. “A determinação da governadora Roseana é de realizar uma festa com ritmos maranhenses, com grandes atrações nacionais, com infraestrutura de primeira, especialmente na área de segurança”, destacou. Também presentes à coletiva, o comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco; a delegada geral de Polícia Civil, Cristina Menezes; o comandante do Policiamento Metropolitano, coronel João Nepomuceno; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Paiva, entre outras autoridades.
Sérgio Macedo ressaltou a parceria das secretarias de Cultura, Comunicação Social, Turismo, Saúde e Segurança para a realização do Carnaval deste ano, cujo tema é “A mistura é a nossa maior riqueza”, em São Luís e no interior. “Estamos promovendo uma festa com muitas atrações o que deve atrair milhares de foliões que precisam dos mecanismos de segurança para brincar com tranquilidade”, declarou.
O secretário Aluísio Mendes explicou que o trabalho será realizado de maneira integrada entre as Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros. “Essa é uma festa pulverizada, acontece em vários pontos da cidade, mas estamos preparados para atuar”, garantiu, informando, ainda, que a lei que prevê o pagamento de hora extra aos policiais militares, sancionada pela governadora Roseana Sarney, será utilizada pela primeira vez, o que deve motivar os policiais a trabalharem no período, além de garantir o reforço de equipes durante o Carnaval.
O coronel Franklin Pacheco afirmou que a atuação da polícia começou no dia 1º de janeiro durante as prévias do Carnaval e, a partir de agora, as ações vão se intensificar. “Preparamos um esquema que vai envolver a participação de mil homens da PM nas ações de prevenção e de repressão”, anunciou.

TELEFONES ÚTEIS

Ciops - 190
Defesa Civil - 199
Samu - 192
Disque Denúncia - 3223-5800 (capital) e 0300 313-5800 (interior)
Polícia Rodoviária Federal - 191