Brasília - Ao chegar à residência apostólica de verão, em Castel Gandolfo, a cerca de 30 quilômetros de Roma, o papa Bento XVI agradeceu aos fiéis pela simpatia e afeto com que o receberam na cidade. Depois de lembrar que seria chefe da Igreja Católica somente até as 20h (14h em Brasília), Bento XVI disse: “Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa de sua peregrinação nesta terra.”
Ele acrescento, porém, que, com seu amor, orações, reflexões e com suas forças interiores, pretende continuar trabalhando pelo bem comum e pelo bem da Igreja e da humanidade. Em seguida, emocionado, concedeu a bênção apostólica aos presentes.
Procedente do Vaticano, Bento XVI chegou a Castel Gandolfo às 17h23 (hora local) e foi acolhido ao som dos sinos da Diocese de Albano Laziale. O papa havia deixado o Vaticano de helicóptero às 17h07, também ao som de sinos e dando uma volta sobre a Praça São Pedro, lotada de fiéis que foram se despedir dele. O helicóptero sobrevoou o Coliseu e a Basílica de São João de Latrão, sede da Diocese de Roma, com imagens transmitidas pelo Centro de Televisivo Vaticano.