Engenheiros e construtores civis recebem informação sobre inovação tecnológica dos poços de visitas

O Sindicato das Indústrias de Construção de estradas, terraplanagem e obras de engenharia da Região Tocantina (Sinduscon do Oeste) realizou, em parceria com o grupo Aspebrás, palestra de apresentação das soluções tecnológicas para os poços de visitas e inspeção rotomoldados em PEAD (Polietileno Linear de Alta Densidade). A ação realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) reuniu representantes de órgãos públicos, engenheiros e membros do sindicato.
O tema trata da evolução tecnológica na área de saneamento, uma vez que substitui os poços de visitas - câmara visitável por meio de abertura na parte superior, ao nível do terreno, destinado a permitir manutenção nos trechos a ele ligados- convencionais feitos por tijolos e concretos pelos rotomoldados em polietileno de alta densidade. Entre as vantagens dessa inovação, estão a instalação rápida, pois enquanto o método convencional leva três dias, nesse só se gasta em torno de 50 minutos, é aplicável em qualquer tipo de terreno, pode ser instalado em qualquer período do ano, com sol ou chuva, além de não se ter custos com manutenção.
O palestrante, diretor técnico e comercial do grupo Asprebrás, Vicente Silva, destaca a importância do assunto para o setor da construção civil. “É uma revolução na área de saneamento porque até então no passado você tinha tubos cerâmicos ou manilhas com essa nova tecnologia, é possível se conseguir inúmeras vantagens, porque além do custo benefício de duração e durabilidade, você deixa de gastar em manutenção, e passa a ganhar com a instalação, além de poder reduzir o prazo de entrega das obras, onde no caso de uma obra de três anos podemos reduzir para um ano e três meses. Também é válido destacar, que o produto tem garantia de 50 anos, sem risco de vazamento ou infiltração de esgoto nas ruas contaminando o lençol freático”.
Durante a palestra, os participantes tiraram dúvidas e puderam explorar o produto por vídeos e fotos apresentadas por meio de slides. Além disso, puderam ter contato com algumas peças e conhecer o produto que foi exibido no local. “Esses eventos técnicos são de grande valia para o setor da construção civil. O produto apresentado aqui é um diferencial de mercado por destacar uma nova tecnologia apresentada na região norte e nordeste e que agora chega a Imperatriz. Interessante para as construtoras da cidade, e principalmente para os órgãos que realizam trabalho com drenagem, rede de esgoto e pluvial, pois substitui caixas de concretos e alvenarias por peças de polietileno de alta densidade atestados e aprovados pelos grandes centros como São Paulo (Sabesp), Belo Horizonte e sul do país”, destaca o presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco.
O engenheiro civil e coordenador da Caema em Imperatriz, Valtecir Goiabeira Junior, participou da palestra e avaliou positivamente a ação. “É muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer esse novo tipo de tecnologia que poderá nos ajudar bastante na manutenção das redes e nos poços de visitas de esgoto de Imperatriz. É o que existe de mais moderno no mercado e é sempre importante estarmos em contato com o novo. Até porque no mês de abril, a Caema iniciará uma obra de ampliação de esgoto sanitário e essa é uma tecnologia que já poderá ser utilizada nessa obra”, falou.