Mulheres que passaram pela Praça Deodoro, na manhã dessa sexta-feira (18), foram alertadas sobre a prevenção do câncer de mama. Funcionários da Secretaria de Estado de Saúde (SES) estavam empenhados no movimento “O Maranhão no combate ao câncer de mama” - que faz parte da Campanha Internacional Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
“Estamos distribuindo folders e orientando as mulheres sobre a prevenção para que possamos diminuir a incidência da doença que já vitimou cerca de 1,4 milhão de pessoas ano passado e representa 23% de todos os tipos de câncer”, justifica a coordenadora do Departamento de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde, Ana Maria Nogueira.
Ela afirmou que, entre os tipos de câncer que causam as mortes das mulheres maranhenses, o câncer de mama tem a segunda maior incidência. “Ano passado foram diagnosticados 190 casos, o que equivale a 35,65% das causas de óbitos”, afirmou. O primeiro foi o câncer de colo uterino, com 210 casos (37,87%) e o terceiro o de pele não-melanoma, com 150 casos (28,63%).
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que ano passado foram registrados 52 casos de câncer de mama para cada 100 mil mulheres. O de mama foi a maior causa, com 18,16 casos (78,02%), seguidos do câncer de pele não-melanoma, com 15,90 casos (68,36%) e de colo uterino com 5,05 casos (21,72%). “Daí a necessidade de sempre fazermos campanhas de conscientização para baixarmos estes indicadores”, afirmou Ana Maria Nogueira.
O câncer de mama é uma doença que ocorre devido ao desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam até se formarem um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto logo no início.
Toda mulher deve procurar o serviço de saúde mais próximo para realizar o exame clínico das mamas, que é feito por profissionais de saúde. Mulheres com mais de 40 anos têm garantido a mamografia pelo Sistema Único de Saúde.
Publicado em Geral na Edição Nº 14833
Comentários