Oficina debate com jovens prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais

Adolescentes das escolas públicas estaduais estão participando da Oficina para Jovens Multiplicadores nas Temáticas do Programa Saúde e Prevenção das Escolas. O evento é promovido pelas Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (Seduc) e teve início na quarta-feira (26), no Hotel Hollyday Inn, no São Francisco.
 "A nossa finalidade é capacitar estes 50 alunos para serem multiplicadores na prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids) e Hepatites Virais", explicou a coordenadora do Programa e Prevenção nas Escolas da SES, Sonia Ferreira. Para participar da oficina, que acontece até esta sexta-feira (28), foram selecionados dois alunos de cada escola.
Sonia Ferreira explicou que durante este período, os alunos serão capacitados sobre prevenção das DST/HIV, Aids e hepatites virais, sexualidade e saúde reprodutiva, adolescência: juventude e participação; álcool e outras drogas; raças e etnias; relação de gêneros; cidadania e diversidades sexuais.
O representante da Seduc, André Borges, falou da importância do encontro e da responsabilidade de cada aluno. "Vocês terão a tarefa de disseminar estas informações dentro das escolas para que possamos melhorar as informações sobre DST/Aids e diminuir os índices de gravidez e uso de drogas entre os adolescentes".
Os adolescentes receberão um kit de fascículos Adolescentes e Jovens para a Educação ente Pares, do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas, do Ministério da Saúde. Como o próprio nome indica, o kit é destinado a adolescentes e jovens e tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento de ações de formação para promoção da saúde sexual e saúde reprodutiva, a partir do fortalecimento e da participação juvenil.
Cada um dos fascículos contém texto básico, material de apoio, com informações variadas e/ou curiosidades sobre o que discutirá em cada oficina; letras de músicas, poesia e sugestões de filmes que mostram como o tema tem sido tratado em diversas manifestações culturais e em diferentes lugares, no Brasil e no mundo.