Servidores participam de curso de capacitação para atuarem na Ouvidoria da Mulher

São Luís - Foi concluída mais uma etapa do processo de capacitação dirigida à equipe que atuará na Ouvidoria da Mulher do Maranhão que está sendo implantada pela Secretaria de Estado da Mulher. Esta fase de capacitação foi realizada na segunda-feira (16). A Ouvidoria foi criada em 2009 e será a primeira escuta especializada em gênero do país.
De acordo com a secretária de Estado da Mulher, Catharina Nunes Bacelar, a ouvidoria é um canal estratégico de diálogo entre a Semu e as mulheres do Maranhão, no sentido da promoção, defesa e valorização dos direitos humanos.
A capacitação incluiu temas como a violência contra mulher e a aplicabilidade da Lei Maria da Penha; a mediação de conflito e acesso a justiça; o lugar da Mulher Negra no cenário nacional; Direitos Humanos e Cultura da Paz, além de abordagens gerais, histórica, conceitual e legal, sobre os antecedentes de políticas para as mulheres, no mundo, no Brasil e Maranhão.
Segundo a ouvidora da Mulher do Maranhão, Leda Rego, a capacitação é mais um passo rumo à implantação do Programa. “O próximo passo será o início dos procedimentos de atendimento à população que acontecerá provavelmente no mês de fevereiro”, disse.
A pedagoga Lúcia Pachêco, que ministrou grande parte do curso, enfatizou a importância da instituição deste serviço e pontuou dois aspectos fundamentais: o exercício da cidadania e democracia e a possibilidade da gestão estadual elaborar um planejamento de ações a partir das demandas das mulheres.