São Luís - A Secretaria de Estado da Mulher (Semu) entregou, nessa segunda-feira (3), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, 30 kits de equipamentos e softwares para toda a Rede de Atendimento à Mulher. Na ocasião, foi assinado Termo de Parceria entre a Semu e instituições integrantes da rede.
O lançamento dos kits integra as ações da Campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher 2012” e está sendo viabilizado a partir do Convênio nº 177/211, assinado entre a Semu e a Secretaria de Política para Mulher da Presidência da República (SPM-PR), para o Fortalecimento do atendimento à Mulher.
Faz parte do kit o programa SoftExpert Excellence e mobiliários: computador, impressora multifuncional, cadeiras, mesa e armário. Com o programa será possível iniciar a estruturação das instituições da Rede de Atendimento à Mulher e oferecer um serviço que assegure ás mulheres vítimas de situação de violência sua dignidade.
Ao todo serão 38 kits distribuídos, 30 para as Instituições da Rede de Atendimento à Mulher e os demais serão entregues de acordo com avaliação da Semu a órgãos que também necessitam do material, mas ainda não integram a Rede. “Nós queremos, com isso, melhorar o atendimento à mulher e tentar resolver três situações: a revitimização, que acontece quando a mulher precisa repetir em vários órgãos o que ela passou, fazendo assim com que ela reviva a situação de violência em cada relato. Também, garantir que a mulher passe por todo o processo de atendimento e ajudá-la nas situações em que ela tiver dificuldade quanto a isso, e ainda, mensurar quanto custa todo este processo na Rede de Atendimento à Mulher”, explicou a secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar.
A secretária ressaltou que será analisada parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, no sentido de utilizar o sistema de fibra óptica, com internet de alta velocidade, para dar efetivo funcionamento ao Software, uma vez que ele funciona 100% em ambiente virtual. “Eu parabenizo a Secretaria de Estado da Mulher pela iniciativa! Recentemente, na Maternidade Marly Sarney atendemos o caso de uma paciente vítima de violência doméstica.
O companheiro dela, agressor, insistia que precisava visitá-la e se valia para isso da Lei do Acompanhante. Só depois que acionarmos outro órgão, pudemos nos respaldar e não deixar que ele entrasse no hospital. Descobrimos que ele era fugitivo da polícia e possuía mandato de prisão pelo crime de violência doméstica. Situações assim poderão, com certeza, ser evitadas com o programa que estamos recebendo agora”, observou Silvia Leite, técnica da Marly Sarney e do Hospital Djalma Marques (Socorrão I).
Após a distribuição em São Luís, que possui o maior fluxo de atendimento de casos de violência doméstica no Estado, deverão ser entregues kits para Imperatriz, até chegar em todos os 217 municípios do Maranhão.
Respondendo a Celise Azevedo, sobre o aparelhamento do interior do Estado, a secretária Chatarina Bacelar informou que a Semu possui ainda mais dois convênios que foram firmados com a SPM-PR que irão garantir a estruturação dos espaços de forma adequada dando suporte aos parceiros nas demandas do atendimento. Neles estão previstos inclusive entrega de carros para o trabalho destas equipes.
As instituições presentes ressaltaram a importância do trabalho transversal, para soluções de problemas que passam pelo trabalho dos órgãos que compõem a Rede. “O caminho é a Rede! E fico feliz com os passos que estão sendo dados no Estado!”, pontuou Santa Torres, coordenadora da Coordenadoria Municipal da Mulher de São Luís.
A campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher 2012 é uma campanha de caráter internacional, que no Brasil acontece durante 21 dias, iniciando no dia 26 de novembro e concluindo no dia 10 de dezembro, em memória ao dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos (10/12/1948).
Outras ações estão previstas para a Campanha no Maranhão, além da entrega do kit para reaparelhamento da Rede de Atendimento à Mulher e assinatura de Termo de Parceria entre as instituições que realizam atendimento à mulheres em situação de violência, está marcado o lançamento da 1ª Ouvidoria da Mulher no Brasil (05/12) e a instalação do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfego de Pessoas (7/12).
Todas estas ações fazem parte de Convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR).
Publicado em Geral na Edição Nº 14570
Comentários