Técnicos da Secretaria de Estado da Mulher (Semu) reuniu, nessa quarta-feira (11), a equipe multidisciplinar e de direção do Presídio Feminino de Pedrinhas, vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), para apresentar o projeto que implementará o Núcleo Educacional para Referência e Capacitação de Mulheres em Situação de Prisão: Projeto Juntando os Pedaços.
O projeto, realizado em convênio com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), conta com o aporte financeiro de R$ 519.103,83 e está inserido no programa de Prevenção e Combate à violência contra as mulheres, cujas ações apoiam iniciativas de fortalecimento dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão.
De acordo com o projeto, que se constitui numa ação de vanguarda para o Maranhão, a proposta de reinserção social tem como foco a prevenção, promoção e proteção dos direitos da mulher em situação de prisão. Serão ofertados um conjunto de ações e de atividades de natureza assistencial, pedagógica, educacional e de melhoria da qualidade de vida, geradoras de mudanças comportamentais, de relacionamentos permanentes e efetivos em defesa da cidadania e dos direitos humanos, contribuindo para amenizar a problemática da privação de liberdade associada a exclusão social.
No encontro, ficou definido para a próxima semana um novo debate, dando continuidade ao processo de implantação. Serão realizadas a revisão e adaptação das etapas do projeto e organizadas todas as questões legais para adoção do termo de parceria e aquisição de materiais e equipamentos necessários para a implantação do núcleo.
Publicado em Geral na Edição Nº 14453
Comentários