A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar no Maranhão (OMEP/MA), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realizou, nessa quinta-feira (29), o Seminário Estadual de Educação Infantil, que teve como tema “Direito das Crianças Viver, Brincar, Explorar e Conhecer o Mundo”, em celebração aos 25 anos da OMEP-MA e aos 400 anos de São Luís.
O evento contou com a participação do presidente da OMEP-MA e secretário-adjunto Gestão Institucional da Seduc, Fernando Silva, que também estava representando o secretário de Educação, Pedro Fernandes; Maria Aparecida Salmaze, presidente da OMEP – Brasil e vice-presidente Mundial da OMEP; Roberto Mauro Gurgel, vice-presidente da OMEP – Brasil; José Ribamar Bastos Ramos, presidente do Conselho Estadual de Educação do Maranhão; e Conceição Moura, do Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal e do Comitê Gestor do Fórum de Educação Infantil do Maranhão.
De acordo com Fernando Silva, o encontro serve não somente para comemorar os 25 anos da OMEP – MA, mas também é um espaço para as discussões em relação à educação infantil trabalhada no Maranhão. “Aproveitamos esse momento também para discutirmos a educação primária em nosso Estado. Lutamos por essa premissa, com a finalidade de fazer com que a sociedade possa observar as crianças através do prisma da cidadania, ou seja, reconhecendo na criança um verdadeiro cidadão”, ratificou.
Para Roberto Gurgel, esse encontro é muito importante para as discussões referentes à educação primária no Maranhão. Segundo ele, a OMEP luta pela excelência na educação, mas não fica distante de outras lutas, como por exemplo, a questão ambiental. “Nunca deixamos de discutir a questão ambiental, e essa perspectiva já caminha há bastante tempo. Participamos da ECO 92, apresentando trabalhos que tinham como foco a preocupação com a preservação do meio ambiente”, comentou.
Maria Aparecida Salmaze realçou o empenho que o estado vem tendo com a educação infantil e parabenizou o trabalho realizado na OMEP – MA. “O Maranhão vem trabalhando com bastante afinco na questão da educação primária e esse empenho é importante que seja comentado, pois demonstra que todos estão caminhando para um único objetivo, que é melhorar a educação que é oferecida às nossas crianças”, enfatizou.
Durante o evento, o professor Manuel Sarmento, da Universidade do Minho, em Braga/Portugal, proferiu a palestra “Primeira Infância no Século XXI: direito das crianças viver, brincar, explorar e conhecer o mundo”.
No decorrer do seminário, foi feita uma celebração às pessoas que se destacaram na promoção da educação de qualidade no Maranhão. Com a entrega da Placa Nazaré Neiva, foram homenageados Manuel Sarmento; Roberto Mauro Gurgel, Kariadne Pacheco e Neonilia Viana.

Omep
 A Organização Mundial para Educação Pré-Escolar, OMEP, é uma entidade filantrópica, que foi criada em 1948 e que se ocupa de todos os aspectos relacionados ao cuidado e à educação de crianças de até 5 anos.
A instituição atua em 70 países, em 5 regiões mundiais, em benefício de uma realidade social que promova e permita o pleno desenvolvimento do ser humano.
No Brasil, a OMEP foi a primeira instituição a defender políticas públicas voltadas à qualidade da Educação Infantil, em 1953. Tem contribuído, significativamente, com conquistas sociais brasileiras no que tange aos direitos das crianças (artigo 277 da Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituições Estaduais, Leis Orgânicas, Diretrizes Curriculares Nacionais, FUNDEB, entre outros) e à qualificação e valorização dos profissionais da Educação.