São Luís - A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) inaugurou, na manhã dessa quarta-feira (26), o anexo administrativo do Centro de Detenção Provisório de Pedrinhas, em São Luís. No novo prédio os internos receberão atendimentos jurídicos, médicos e de assistência social.
A solenidade de inauguração contou com a presença de gestores da Sejap, representantes da Polícia Militar, do Tribunal de Justiça (TJ) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
De acordo com o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sérgio Tamer, mesmo a prioridade do órgão sendo a abertura de vagas no sistema penitenciário, a Sejap não tem medido esforços para melhorar a estrutura nas unidades “A Secretaria está trabalhando para atender a Lei de Execução Penal (LEP) e criar um ambiente adequado para que sejam realizadas essas assistências é fundamental”, destacou.
Segundo o diretor da unidade, Ideraldo Gomes, o novo prédio vem suprir uma necessidade antiga do estabelecimento. “A unidade passa a ter melhor estrutura administrativa e para a assistência aos internos. A partir de agora, os trabalhos serão realizados mais rapidamente e com qualidade”.
O superintendente de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo, ressaltou a importância da humanização do sistema e revelou a construção de mais uma unidade administrativa. “A necessidade da criação de mais ambientes como esse que estamos inaugurando hoje é indiscutível e a pretensão é que a Casa de Detenção (Cadet) também ganhe uma unidade como essa em 2013”, declarou.
Para o juiz Douglas de Melo Martins, da 2º Vara de Execução Penal, a inauguração desse anexo é muito bem vinda. “Não se promove reinserção social sem ambiente adequado. É preciso que os serviços que colaboram com essa reinserção funcionem com qualidade e com esse novo prédio isso será possível”, ressaltou.
A solenidade de inauguração do anexo administrativo foi encerrada com a apresentação do Coral Plenitude que é composto por internos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pedrinhas.
Estrutura
Para a construção do prédio, que possui dois andares, a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciaria (Sejap) investiu cerca de R$ 500 mil.
As salas para serviço social, psiquiátrico, atendimento odontológico e todos os serviços destinados à saúde do interno funcionam no primeiro pavimento do prédio. Já o setor administrativo e os setores de cartório, área jurídica, serviços da Defensoria Pública do Estado (DPE) funcionam no segundo pavimento.
Publicado em Geral na Edição Nº 14589
Comentários