Uma parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) com a empresa Maria Fulô Artes está garantindo a 42 internas do Presídio Feminino de São Luís acesso ao curso profissionalizante "Fabricação de forma para doces". São 20 sentenciadas e 22 provisórias selecionadas para a capacitação, considerando a aptidão para o trabalho manual, bom comportamento e tempo de pena.
As detentas vão aprender a criar embalagens com visual atraente e a fazer os doces. A proprietária da empresa, Flor de Maria de Carvalho, disse que a proposta é garantir uma profissão para as detentas. "Queremos que elas tenham uma fonte de renda quando estiverem em liberdade". As que mais se destacarem poderão ter a oportunidade de trabalhar na empresa Maria Fulô. "Com certeza vamos dar oportunidade as internas na empresa e estamos pensando em selecionar entre quatro ou cinco", afirmou.
A empresária adiantou que a Sejap e a empresa planejam oferecer outros cursos para as detentas. "Estamos com um projeto para que o próximo seja de Cozinheira. A meta é que elas tenham oportunidades no mercado de trabalho e para isso elas precisam ter qualificação profissional".
A coordenadora do Setor de Profissionalização, Trabalho e Renda da Sejap, Alice Magalhães, explicou que as detentas serão beneficiadas, também, com a remissão de pena. "Com a participação nas oficinas as detentas terão suas penas reduzidas. A Lei de Execução Penal garante para cada três dias de trabalho, curso e outras atividades, a diminuição de um dia na pena".   
Para uma das internas participante da oficina, de 27 anos, o curso é uma oportunidade de aprender uma profissão rentável. "Quem sabe através deste curso eu encontre um meio de me sustentar quando sair daqui. Para mim, a profissão que estou aprendendo pode ser minha fonte de renda futura", destacou. Outra participante do treinamento, de 19 anos, disse que o curso garante a ela aprender mais uma profissão. "Eu sei costurar, fazer bolos, aprendi a confeitá-los. Este curso vem fazer com que eu aprenda mais um saber".