Conselheiros comunitários em reunião para definir temáticas do I Seminário dos Consegs

São Luís - A organização, logística e definição dos eixos temáticos foram os temas tratados na reunião de planejamento para o I Seminário dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) de São Luís que será realizado, ainda, neste semestre em São Luís. O secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, acompanhado do secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva, e do deputado Zé Carlos (PT) receberam, na tarde de sexta-feira (27), no auditório do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), os mais de 40 representantes comunitários da Região Metropolitana para juntos organizarem o evento.
O Seminário visa criar um momento de discussão e fortalecer a relação Governo do Estado, por meio do Sistema de Segurança, com a comunidade, bem como fortalecer as ações dos Consegs nas regiões onde atuam. Durante os dias do evento, as lideranças comunitárias mostrarão o diagnóstico e irão propor soluções com ações para que o Governo possa desenvolver as políticas públicas na área de Segurança como também em outras frentes. Os temas serão tratados seguindo a ótica e as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça (MJ).
“Esses espaços de discussões são sempre importantes. Esse seminário marcará oficialmente o início de uma agenda permanente de trabalhos. Todas as propostas que lá forem explanadas serão, dentro da legalidade, colocadas em prática. Segurança Pública se constrói com a união e o empenho de diversos atores sociais”, destacou o secretário de segurança, Aluísio Mendes.
Durante a reunião, Aluísio Mendes anunciou que, dentro do plano de metas de sua gestão, a partir deste semestre, que todas as obras de reformas e construção de Complexo de Polícias e de delegacias passem a contemplar os Consegs. Nos locais, os conselheiros comunitários terão uma sala com equipamentos de escritório e de informática para que desenvolvam com estrutura suas funções.
Durante o encontro, ficou acordado que quatro eixos temáticos irão compor os trabalhos. Reestruturação dos Conselhos de Segurança; Drogas; Violência Urbana e Violência Doméstica. A SSP irá trazer a São Luís palestrantes da Senasp para tratar de alguns eixos. O primeiro dia será destinado às palestras com temas gerais. Já no segundo, serão formados os grupos de trabalhos e ao final serão apresentadas as propostas.
Para o deputado Zé Carlos, a presença das lideranças na organização representa um grande avanço. “Este seminário terá um ponto muito importante, uma vez que está sendo construído pela própria comunidade. Será um momento de interação sobre a ótica dos próprios conselheiros, visto que são eles quem mais conhecem sua própria realidade”, ressaltou o parlamentar, comentando, ainda, da enorme sensibilidade político-social do secretário de segurança em se fazer presente nos momentos de planejamento do Encontro.
Nesta segunda-feira (7) está marcada uma reunião com os conselheiros, onde serão apresentadas as propostas de nomes dos palestrantes e definida a data e o local para a realização do Seminário.

Os Consegs
Os Conselhos Comunitários de Segurança são frutos de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimento e Articulação Institucional (Sadai) com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
Em São Luís, existem atualmente 24 Conselhos instalados, com aproximadamente 300 membros representando suas comunidades. “Os Consegs funcionam como fóruns democráticos de debate sobre questões de segurança, sob a forma de organização não-governamental, criados a partir da mobilização da comunidade e compostos por lideranças comunitárias do bairro, que se reúnem voluntariamente para colaborar com o Governo do Estado nas questões de segurança e cidadania, voltados para melhorar às áreas onde residem”, explicou o secretário-adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, tenente-coronel Antonio Roberto Silva.
Ele garantiu que a SSP tem como prioridade buscar uma maior aproximação junto das comunidades e, esse trabalho está sendo desenvolvido em etapas, para atender não só a capital maranhense como também todo o interior do estado. (Glauber Dias)