Pedro Fernandes fala aos secretários municipais de educação

Ao participar, nessa quinta-feira (25), da abertura da capacitação dos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC) para gestores municipais, o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes, reafirmou que a Seduc está trabalhando para institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e municípios. O evento ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).
“Precisamos olhar o sistema educacional como um todo, por isso queremos apoiar os municípios para melhoria dos índices educacionais maranhenses, porque não é possível fazer educação de qualidade sem a participação de todos: Estado, União e municípios”, destacou o secretário.
Pedro Fernandes ressaltou que a Seduc estabeleceu um planejamento estratégico com metas para curto, médio e longo prazos e quatro grandes objetivos, entre os quais melhorar o nível do aprendizado; universalizar o ensino médio; institucionalizar o regime de colaboração entre União, Estado e Municípios, e combater o analfabetismo no Maranhão.
Na ocasião, o secretário também lembrou aos gestores municipais a importância de elaborarem seus Planos de Ações Articuladas (PAR) para liberação de recursos para a educação nos municípios e anunciou que a Seduc realizará em breve uma capacitação para orientar os secretários municipais quanto ao PAR.
Com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Educação, a capacitação FNDE/MEC é promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação no Maranhão (Undime-MA), reunindo secretários e técnicos dos 217 municípios.
A presidente da Unidime-MA, Elaine Araújo, realçou a importância da parceria com o Governo. “Nós contamos com a parceria da Seduc e temos dialogado para desenvolver um bom trabalho em prol da educação no estado”, frisou.
Urânia Ramos, representante do FNDE, falou da necessidade do esforço de todos para multiplicar e acompanhar a execução dos programas em cada município. “Vamos trabalhar com o compromisso de multiplicar essas informações, que serão repassadas aqui para melhorar o Índice da Educação Básica em todo o estado”, pontuou.
Durante dois dias, os participantes do evento discutirão com técnicos do MEC questões relacionadas aos programas Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Alimentação Escolar (PNAE); Transporte Escolar (PNATE); além dos sistemas Gestão de Conselhos (Sigecon) e de Gestão de Prestação de Contas (SIGPC).