Para socializar os resultados dos estudantes maranhenses no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para que sejam adotadas práticas pedagógicas que resultem na melhoria dos indicadores do estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizará, nesta terça-feira (11), a partir de 14h, o seminário “Maranhão - Resultados da Prova Brasil/Saeb 2011”.
O encontro será aberto pelo secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, com a presença gestores regionais da Seduc e da administração da central da secretaria.
De acordo com a supervisora de avaliação educacional e coordenadora estadual da Prova Brasil/SAEB, Vera Lúcia Gonçalves Pires, o seminário vai ofertar aos gestores da administração central Seduc informações sobre o desempenho das escolas da rede estadual neste processo de avaliação.
O objetivo é facilitar a reflexão pedagógica sobre a avaliação realizada e, consequentemente, adotar definições de políticas públicas voltadas para a melhoria da educação do Maranhão.
Para Vera Lúcia, avaliar as redes de ensino significa diagnosticar o andamento do processo educativo das escolas, na perspectiva de se adotarem medidas que contribuam para garantia do direito do estudante de aprender. Para ela, a meta é multiplicar, nos setores da Seduc e nas escolas, os espaços de diálogo sobre a avaliação.
“Visamos a utilização dos resultados para novas e criativas práticas pedagógicas, capazes de elevar as escolas estaduais a patamares mais altos de desempenho e ajudar a garantir o direito do estudante maranhense a uma educação de pública de qualidade”, explicou a supervisora.