Secretário Danilo Furtado reforçou a importância da cooperação entre gestores da educação pública

Com o objetivo de fortalecer o regime de cooperação na área da educação pública, foi aberto nessa quinta-feira (30), em São Luís, o V Seminário Educacional de Cooperação Estado e Municípios, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (SUAVE). O seminário tem a participação de prefeitos e secretários de Educação municipais do Maranhão.
Além da cooperação entre os entes federados, o seminário aborda a utilização dos exames de proficiência realizados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é composto por três avaliações externas em larga escala: Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (ANRESC/Prova Brasil) e Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA). No seminário serão analisados os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e também da ANA, obtidos pelo Maranhão em 2013. O IDEB é definido pelas médias de desempenho no SAEB, ao lado das taxas de aprovação.
Na abertura do seminário, o secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, reforçou a importância da cooperação entre todos os gestores da educação pública e falou que é necessário utilizar os diagnósticos apresentados pelo sistema de avaliação de ensino para mudar os índices educacionais do Estado. “Embora não sejam os melhores resultados, eles têm sido obtidos com os maiores esforços por parte dos gestores, então vamos tomar esse resultado como um grande estímulo para ajudar a mudar essa grande batalha que é melhorar o exame de proficiência”, declarou.

Alfabetização

Durante o seminário também serão informados os preparativos para a realização da segunda edição da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), em que serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Leitura e Matemática para os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, no período de 17 a 28 de novembro, em todos os 217 municípios do Maranhão.
As provas serão aplicadas para 97.840 alunos, de 3.613 escolas públicas estaduais e municipais. Para a coordenadora estadual de Logística da ANA no Maranhão, Vera Lúcia Pires, que é supervisora de Avaliação Educacional da SEDUC, a maior meta é multiplicar, nas secretarias municipais e nas escolas, os espaços de diálogo sobre as avaliações. “Com a realização desse Seminário, a SEDUC espera contribuir com os gestores municipais nas análises do IDEB, utilização pedagógica dos resultados pelas escolas e redes de ensino, fornecendo subsídios para reflexão, e consequente tomada de decisão, na implementação de políticas públicas para a melhoria da educação do Maranhão”, afirma.