Bacabal - O novo sistema de acompanhamento de convênios e contratos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) será apresentado durante o 5º Encontro de Gestores das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs). O encontro será realizado em Bacabal, nestas quinta (19) e sexta-feiras (20), no salão de convenções do Jainara Hotel.
A reunião de trabalho será coordenada pelo secretário de Educação, João Bernardo Bringel, que fará uma exposição sobre suas metas de trabalho com a implantação de um modelo de governança corporativa e o calendário específico para o ano letivo, visando à melhoria dos indicadores educacionais do Maranhão, uma das prioridades do Governo do Estado.
De acordo com a gestora de Atividades Meio da Seduc (Ugam), em exercício, Bruna Borsoi Ximenes Araújo, a Ugam vai apresentar aos gestores o novo sistema de acompanhamento de convênios e contratos da Seduc. O sistema será mostrado de forma detalhada, a fim de facilitar a compreensão e também para capacitar os gestores e fiscais de contratos das UREs.
A gestora também irá detalhar a aplicação que vem sendo feita pela Ugam do novo fluxograma de processos da superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Seduc, que terá como foco o calendário do ano letivo previsto para começar dia 6 de fevereiro com término no dia 28 de dezembro.
“A realização dos encontros é fundamental para estabelecer as metas e diretrizes para o ano letivo de 2012. Este encontro possibilita que a Secretaria fique, ainda, mais ciente da realidade de suas regionais”, disse Bruna Bórsoi.
Para o gestor regional de Bacabal, Pedro Neto da Silva, o encontro servirá para definir as diretrizes do sistema educacional para o presente ano letivo, com destaque para a nucleação de escolas para acompanhar a nova realidade educacional do estado.
A nucleação das escolas visa otimizar os espaços ociosos nos prédios escolares em todo o estado, garantindo a oferta de ensino de qualidade da rede estadual de ensino. Com a medida será ampliada a oferta de vagas de acordo com a capacidade dos colégios, melhorando os ambientes escolares e dotando-os de equipamentos e materiais pedagógicos necessários ao avanço da aprendizagem dos alunos.
Ele salientou que é claro o entendimento, a partir do processo de efetiva democratização do espaço da escola, de que novos rumos poderão ser dados para a educação maranhense. Frisou, ainda, que a Seduc palmilha um novo momento, inovando na forma para alcançar resultados expressivos na qualidade do processo ensino-aprendizagem.
De acordo com Pedro Neto, o encontro dos gestores regionais de educação é um espaço para dialogar com os atores que fazem a escola em toda rede estadual de ensino nos 217 municípios através das unidades regionais de educação.
Ele destacou que neste contexto a Seduc estará mais perto da realidade da “escola que temos e podemos pensar coletivamente as alternativas e ações para que se possa alcançar a escola que queremos”.

Temas
Durante o encontro serão debatidos entre a equipe da Seduc e os gestores temas como desenvolvimento do modelo de governança corporativa, aspectos importantes nos setores de infraestrutura e recursos humanos.
A governança corporativa tem como foco o desenvolvimento de valores e metas compartilhadas de desempenho para o sistema educacional, que todos devem conhecer com profundidade para fazer sua parte de forma coletiva ou individual.