Técnicos da Seduc capacitam aplicadores para os testes do Pisa

São Luís - Trabalhar as diretrizes e os procedimentos de aplicabilidade dos testes do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), foi o foco central do treinamento dado aos aplicadores dos exames realizado, nessa quinta-feira (17), pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave).
Durante o treinamento foram expostas dúvidas e inquietações dos participantes, que foram esclarecidas e debatidas para que os testes pudessem ocorrer da melhor forma possível. Um dos pontos que ratifica a formação dos aplicadores é a padronização dos testes que serão aplicados em várias partes do mundo.
Segundo Laurivânia Feitosa Soares, da equipe da Suave e aplicadora dos testes do Pisa no Maranhão, esse treinamento tem como finalidade primar pela questão da padronização dos testes, pois alunos de várias partes do mundo realizarão a mesma prova que será aplicada no Brasil. De acordo com ela, é importante que todos os aplicados tenham essa noção de responsabilidade, pois as regras impostas são rígidas e necessitam ser cumpridas da melhor forma possível.
Os testes do Pisa serão aplicados em todo o Brasil no período de 21 a 30 deste mês. O exame tem como finalidade o fornecimento de indicadores de alta qualidade do ensino, que irão responder a questões educacionais que ocupam posição de destaque na agenda de políticas dos países membros da OCDE, fortalecendo a conexão entre necessidades de políticas e os melhores dados comparáveis disponíveis internacionalmente.
Segundo a supervisora de Avaliação Educacional da Seduc, Vera Lúcia Pires, os testes no Maranhão serão aplicados no período de 21 a 25 deste mês, envolvendo 1.190 estudantes com idade entre 15 e 16 anos, que estiverem cursando 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental e qualquer série do ensino médio.
Vera Lúcia Pires informou que a Seduc vem trabalhando com grande afinco para garantir o bom desempenho do estado nesses testes. Ela garantiu ainda, que toda a equipe que estará à frente da aplicação dos testes é bastante experiente e já participou de outros processos avaliativos, sendo que dessa forma a Seduc está colocando um quadro bastante experiente para trabalhar na realização desses exames.
Participarão dos testes alunos de 34 escolas, localizadas nos municípios de Aldeias Altas, Alto Alegre do Maranhão, Balsas, Bequimão Buriti, Belágua, Caxias, Centro do Guilherme, Chapadinha, Colinas, Godofredo Viana, Humberto de Campo, Igarapé Grande, Imperatriz, Paraibano, Pedreiras, Pinheiro, Penalva, Porto Franco, Santa Inês, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São Domingos do Maranhão, Sucupira, Vargem Grande, Viana e São Luís.
A avaliação terá dois modelos de aplicação de provas: Escritas de Leitura, Matemática e Ciências, com participação de 25 escolas; Eletrônicas (de Leitura, Matemática ou Resolução de Problemas), com participação de nove escolas.
Para a supervisora de Avaliação da Seduc, todo esse processo de formação dos aplicadores e um grande resultado do Maranhão nos testes, irá demonstrar a seriedade com que o processo educacional do estado vem sendo trabalhado, bem como a busca por indicadores cada vez mais expressivos.
“Estamos trabalhando com grande afinco para melhorar os índices educacionais do nosso estado. A Seduc vem incansavelmente buscando mecanismos que possibilite que venhamos a alcançar um lugar de destaque a nível nacional. É por conta dessas iniciativas que estamos buscando treinar os aplicadores dos testes do Pisa de uma forma bastante minuciosa e esclarecedora dos pontos referentes ao bom andamento do processo”, ressaltou. (Nielsen Furtado)