São Luís - Com o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”, terá início neste domingo (22) a 64ª Reunião Anual da Sociedade para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento acontecerá no campus Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, até o próximo dia 27 de julho.
A SBPC é realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas. A reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência sobre conhecimentos diversificados e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.
A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também serão realizados diversos eventos paralelos, como a SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).
A reunião anual da SBPC é realizada sempre em um estado brasileiro diferente. Desta vez, São Luís será o destino de cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados. Em todas as edições, o público circulante tem sido superior a 10 mil pessoas.
Foi pensando nesse espaço de fomento da ciência, que a secretaria de Estado da Educação (Seduc) resolveu expor em um estande temático uma parte dos seus projetos e parcerias, que têm como finalidades precípuas a melhoria dos índices educacionais do Maranhão.
Na 64ª SBPC, a Seduc desenvolverá uma série de atividades em estante temática, instalado na SBPC Jovem, cuja programação é voltada para estudantes do ensino básico. A Seduc realizará nos seis dias de evento, videoconferências; oficinas de leituras e rodas de conversas e exposições de projetos educacionais como: “Amicro do Peito”; “Experimentoteca”.
Nesse mesmo contexto, a Seduc vai expor para os visitantes os programas Experimentoteca, Profuncionário, Proinfantil, Gestão Educacional, Programa Alfa e Beto, e Programa Brasil Alfabetizado.
Também participarão do evento alunos da rede estadual de ensino, que farão visitas diárias agendadas pela Seduc e apresentarão projetos de iniciação científica.