Técnicos conhecem as ações pedagógicas que serão levadas a 67 escolas

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da supervisão de Avaliação e da Superintendência de Educação Básica (Sueb), reuniu, nessa quarta-feira (28), os gestores, supervisores e técnicos do apoio pedagógico para discutir sobre a proposta de intensificação de ações nas escolas da rede estadual de ensino com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O propósito é melhorar o Ideb de 67 escolas da unidade regional de São Luís, a partir de 2015.
Coordenadora dos debates, Claudiana Mota disse que o projeto objetiva desenvolver ações pedagógicas eficazes com vistas a elevar os níveis de desempenho de aprendizagem dos educandos das escolas participantes.
Ela explicou ainda que a proposta será analisada e discutida com os professores das escolas envolvidas para ser adequada à realidade de cada colégio e receber sugestões sobre sua operacionalização, levando em consideração as dificuldades encontradas nas escolas para que aprimorem o nível da qualidade de ensino.
De acordo com Claudiana Mota, os professores irão trabalhar as matrizes curriculares visando melhorar o desempenho dos alunos e aumentar as pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste sentido, os participantes da socialização irão acompanhar e orientar o corpo docente em sua prática pedagógica, valorizando a troca de experiências e objetivando a superação das dificuldades cotidianas de sala de aula.
O foco também visa refletir sobre a prática pedagógica, com vistas à concretização de ações comprometidas com a aprendizagem dos educandos; encaminhar propostas alternativas para redimensionar as dificuldades que sucedem no processo avaliativo e analisar e orientar os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores no período letivo.
As escolas participantes foram selecionadas a partir dos dados dos indicadores educacionais. Elas não alcançaram a meta do Ideb 2011, não cresceram e apresentaram aprendizagem abaixo do adequado nas avaliações. O eixo norteador do trabalho será pautado na ação-reflexão-ação das atividades específicas desenvolvidas nas escolas e que tenham relação com esta proposta de acompanhamento e intervenção.