Secretário Danilo Furtado pediu empenho de entidades e prefeituras municipais para alfabetizar jovens, adultos e idosos

Com a meta de alfabetizar 109.205 de jovens (a partir de 15 anos), adultos e idosos, em 171 municípios maranhenses, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em ação conjunta com o Governo Federal, realizou, nessa terça-feira (29), o lançamento do ciclo 2013 (execução 2014 a 2015) do Programa Brasil Alfabetizado.
O PBA é um programa do Governo Federal em parceria com Estados, Municípios e Distrito Federal, que visa contribuir para uma política pública de educação de jovens, adultos e idosos, centrada na concepção de alfabetização como porta de entrada para a escolarização.
No último ciclo do programa, com execução no período de outubro de 2013 a agosto de 2014, foram alfabetizadas 75.357, em 6.039 turmas  localizadas em 148 municípios maranhenses.
Para este novo ciclo (execução 2014 a 2015), a Seduc está convocando entidades parceiras, prefeituras, unidades regionais e secretarias municipais de educação para atingir a meta de alfabetizar 109.205 pessoas não-alfabetizadas, em 171 municípios, sob a coordenação de 1.693 alfabetizadores/ coordenadores e 8.467 alfabetizadores.
“Essa é uma ação de Estado. Superar o índice de analfabetismo é um compromisso de todos nós, gestores da esfera pública. Estamos fazendo um grande esforço para alcançarmos o maior número de pessoas não- alfabetizadas e garantir que, após o ciclo do programa, possam dar continuidade aos estudos em níveis mais elevados”, destacou o secretário de Estado da Educação, Danilo Furtado.
O período de inscrição acontecerá nos meses de agosto e setembro e as inscrições poderão ser feitas na Seduc, unidades regionais de educação e secretarias municipais. “É necessária a participação de todos. A superação do analfabetismo depende do compromisso de cada um de nós”, ressaltou Leila Tajra, coordenadora estadual do PBA.