Equipes técnicas da Seduc e regionais de educação planejam metas e ações estratégicas

A Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) deu início, nessa quarta-feira (25), à construção do Planejamento Estratégico 2015-2018 (PES 2015-2018). Durante todo o dia, gestores das Unidades Regionais de Ensino (UREs) e equipes técnico-pedagógicas estiveram reunidos no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O encontro teve o objetivo de apresentar o manual de planejamento; de compor a equipe de sistematização para acompanhamento e controle da execução do planejamento estratégico nos setores; definir cronograma e elaborar diagnóstico de cada setor.
Em um dos pontos tratados, o professor Walter Sakamoto, que mediou as discussões, destacou o objetivo estratégico da Seduc: a escola pública de qualidade que tem impacto direto no sucesso escolar do estudante. Para ele, esse objetivo estratégico se materializa na sala de aula. “Qualidade só é possível se mudar a relação de ensino e aprendizagem, que passa também pela relação aluno/professor”, afirmou.
A secretária de Estado de Educação, Áurea Prazeres, destacou o papel dos gestores regionais nesse processo. “Os gestores educacionais das Unidades Regionais têm um papel fundamental para contribuir efetivamente na melhoria da qualidade da educação”, afirmou. Para a gestora da regional de Educação de Timon, Helena Souza, a reunião é importante para esclarecer dúvidas. “Com as informações que estamos adquirindo nessas formações, conseguimos dar andamento às demandas que temos na regional”, afirmou.
A gestora da Unidade Regional de Educação (URE) de Pinheiro, Maria Damiana Sousa, também destacou a importância das informações repassadas. “Principalmente para novos gestores, como eu, toda formação é importante, quanto mais informação a gente tiver, mais a gente cresce, mais nossa gestão é valorizada”, disse.
Já o gestor da URE de Pedreiras, Márcio Sampaio, enfatizou que o educador precisa de permanente formação. “Essas reuniões só vêm somar para nosso currículo, principalmente para aqueles que ainda não têm experiência de gestão”, concluiu.
O PES da Seduc também visa definir as ações que comporão outros planejamentos necessários para o estabelecimento das políticas públicas educacionais do Governo do Maranhão, como o Plano Plurianual (PPA) e o Plano de Ações Articuladas (PAR), nas suas novas etapas.