Com um grande número de gestores e técnicos da Secretaria-Adjunta de Ensino (SAE) e representantes de Unidades Regionais de Educação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), foi encerrado, nessa quarta-feira (26), o primeiro módulo da Capacitação em Gerenciamento da Rotina. O evento foi promovido pela Seduc e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).
Com carga horária de 16h, a capacitação faz parte do conjunto de ações que compreendem o acordo de cooperação técnica firmado entre o Governo do Maranhão e o Pnud, no intuito de construir propostas que têm como foco a educação estadual, tendo como meta a melhoria dos indicadores educacionais.
Para Antônio Carlos da Ressurreição Xavier, consultor do Pnud, o evento tem como objetivo a capacitação dos técnicos e gestores da Seduc em relação aos processos de gerenciamento que são apresentados na rotina de trabalho. Ainda de acordo com ele, o curso apresenta em sua metodologia, propostas que criam condições para que os servidores possam obter melhor rendimento em seus locais de trabalho.
Antônio Carlos da Ressurreição Xavier afirmou que durante o curso foram apresentados aos participantes conceitos, métodos e ferramentas básicos de gerenciamento, como sistema, organização, processos, produtos, ciclo PDCA, controle, qualidade, gerenciamento para manter, gerenciamento para melhorar, passos para gerenciamento de rotina etc.
Há mais de um ano que o projeto de cooperação técnica Governo do Maranhão e o Pnud vem sendo construído coletivamente por técnicos da Seduc. A princípio, o projeto focou na elaboração de um diagnóstico da realidade educacional do Estado e identificou as prioridades, que formaram os pilares que sustentam as bases para o projeto de elaboração de metas (de curto e médio prazo) e respectivos planos de ação correspondentes ao alcance dessas metas.
O trabalho foi dividido em três áreas temáticas, consideradas estratégicas: gestão educacional, práticas pedagógicas e infraestrutura. Nesta fase, os trabalhos estão focados na execução dos planos de ação, com maior envolvimento das lideranças institucionais em face do cumprimento das metas.
A superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira da Silva, comentou que a Seduc e o Pnud pensaram em ofertar essa capacitação justamente pela fase de execução em que se encontra o projeto de cooperação técnica, e por isso, fez-se necessário que os técnicos e gestores institucionais pudessem ter acesso às metodologias de gerenciamento de rotina.
"Esta capacitação foi importante, especialmente para os técnicos e gestores da educação que estão envolvidos com o projeto de cooperação técnica firmado entre a Seduc e o Pnud", declarou Leuzinete.
A superintendente acrescentou que as instituições públicas precisam aprimorar a prática institucional, valendo-se, para tanto, das ferramentas da ciência Administração. "E, nesse momento em que a Seduc elabora seus planos de ação no âmbito do projeto, conhecer e praticar conceitos de uma gestão de qualidade é de grande importância para aperfeiçoar o planejamento estratégico", completou.