Secretários João Bernardo Bringel e José Antônio Helluy em reunião com o gestor de Chapadinha e dirigentes do Senai

São Luís - A proposta da utilização do espaço de salas ociosas nas escolas da rede estadual de ensino para o funcionamento de cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na Unidade Regional de Educação de Chapadinha, foi apresentada ao secretário João Bernardo Bringel, nessa sexta-feira (6), durante encontro na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A proposta foi apresentada pelo gerente operacional do Centro de Educação Profissional e Ações Móveis do Senai, Germano José Soeiro. Ele estava acompanhado do secretário de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Barros Heluy; do gestor regional de Chapadinha, Jânio Rocha Ayres; e do secretário de Assistência Social do município, Luiz Eduardo Braga.
O secretário Bernardo Bringel considerou a proposta como importante para capacitação dos jovens em idade escolar, a fim de terem acesso às novas oportunidades de ingresso no mercado de trabalho no projeto da Empresa Suzano Energia Renovável, que será instalado na Região do Baixo Parnaíba. A nova fábrica prevê investimentos de US$ 1 bilhão.
De acordo com Bringel, a proposta será analisada para a formação de uma provável parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), com amplas possibilidades de inclusão dos cursos no Programa Maranhão Profissional, desenvolvido pelo Governo do Estado. Este programa acaba de abrir 10.039 vagas para estudantes dos 2º e 3º ano do ensino médio da rede estadual de ensino e alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O secretário ressaltou que o Senai é uma instituição respeitada e é hoje um dos mais importantes polos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. No caso específico de Chapadinha, a qualificação da mão de obra estará focada na implantação do projeto de energia renovável da Suzano.
Para o secretário do Trabalho, José Antonio Heluy, a parceria Seduc/Sectec/Senai estará focada na possibilidade da Suzano de instalar no Maranhão mais um projeto na área de energia renovável, que deverá se consolidar na Região do Baixo Parnaíba.
Ele considerou importante que o estado disponibilize as condições necessárias para facilitar ao máximo a instalação da nova unidade, oferecendo condições para que os maranhenses possam ser preparados e qualificados, por meio da parceria que poderá incluir ainda a participação de sua secretaria e a prefeitura de Chapadinha.
José Antonio Heluy avaliou que se trata de uma concentração de esforços para consolidar este investimento na Região do Baixo Parnaíba, que é carente e com indicadores sociais muito baixos. Ele acredita que a implantação de mais uma unidade da Suzano no Maranhão, especialmente na região, vai colaborar para estimular a elevação dos indicadores sociais, fortalecer o desenvolvimento e gerar oportunidades de trabalho e renda. “É qualificando que mudamos as condições dos trabalhadores e ampliando a possibilidade de participação dos maranhenses nos novos empreendimentos”, destacou Heluy.
De acordo com o protocolo de intenções firmado com a prefeitura de Chapadinha, a Suzano Energia Renovável irá implantar uma fábrica de Pellets. Os Pellets são uma nova fonte de energia renovável, menos poluente e que tem atraído a atenção de todo o mundo, sobretudo do continente europeu.
Na oportunidade da assinatura do protocolo, o presidente da companhia, André Dorff, destacou que se trata de um projeto inovador, de escala global. “Um projeto que prevê uma inovação importante, não só para Chapadinha, não só para o Maranhão, para o nordeste brasileiro, mas para a indústria de energia renovável. É uma alternativa para redução do efeito estufa”, disse.
As atividades de implantação das unidades fabris deverão ser iniciadas ainda no ano de 2012, com previsão de operação definitiva em 2014. A nova fábrica da Suzano prevê a geração de três mil empregos diretos, e mais de 10 mil indiretos. (J França)