Proposta de estrutura organizacional para as unidades escolares foi discutida na reunião

São Luís - Gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), das Unidades Regionais de Educação (UREs) e técnicos que compõem a dimensão 1 do projeto de cooperação técnica firmado entre o Governo do Maranhão, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e Ministério da Educação (MEC), realizaram, nessa quarta-feira (4), reunião para discutir a proposta de estrutura organizacional para as unidades escolares da Rede Estadual de Ensino.
A proposta é fruto de uma das ações do projeto, que prevê ações a serem desenvolvidas para melhoria da educação do Maranhão, a partir de quatro de quatro dimensões: gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional, que compõem ao todo 20 ações a serem executadas.
Nesta ação, que faz parte da dimensão 1 – gestão educacional, a proposta contempla a elaboração de estrutura organizacional eficiente e racional para a Seduc, nos âmbitos: administração central, UREs e unidades escolares da rede estadual.
“O objetivo é dar um formato, para adequar a estrutura da Secretaria aos projetos que serão desenvolvidos pela Seduc em 2012”, reforçou Almir Coelho, secretário-adjunto de Projetos Especiais.
Durante a reunião técnica, que contou com a presença da gestora de Atividades Meio, em exercício, Brunna Borsoi Ximenes Araújo e do supervisor de Planejamento da Seduc, Emanuel Denner, foi defendida a importância de setores como Secretaria Escolar, Coordenação Pedagógica e Direção Geral, na estrutura organizacional das unidades escolares, visando eficiência na prestação de serviços da escola.
“Concluímos o trabalho de elaboração da proposta e agora estamos socializando com os gestores”, explicou Emanuel Denner.
O gestor da URE de Barra do Corda, José Benones, destacou a importância da discussão da proposta para a gestão escolar. “Esta discussão vai nos remeter a uma nova proposta da gestão escolar, além de reestruturação do novo organograma, onde a administração da Secretaria terá novos parâmetros. Tudo isso visando melhoria da qualidade do ensino público”, pontuou. (Raphael Garreto)