Técnicos da Seduc apresentam propostas durante reunião do projeto de cooperação técnica

São Luís - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e o Ministério da Educação (MEC) realizaram, nessa segunda-feira (5), a 5ª etapa da reunião técnica do projeto de cooperação técnica com o Governo do Estado.
Nesta etapa, as equipes envolvidas no projeto estão socializando os resultados de trabalhos desenvolvidos até o momento, com a apresentação das propostas formuladas pelos grupos. As equipes técnicas da Seduc, que compõem as quatro dimensões do projeto, estão apresentando propostas de mudanças relacionadas às práticas pedagógicas e avaliação e a formação inicial e continuada dos professores e profissionais da educação para serem executadas, buscando a melhoria da qualidade do ensino.
O trabalho é coordenado pela consultoria do Pnud e conta com a participação de técnicos da Seduc, integrante do projeto. Segundo Liliane Marchiorato, consultora do Pnud, os trabalhos estão bastante desenvolvidos e as apresentações dos grupos demonstram que a metodologia empregada ao projeto está se mostrando eficaz, na medida que as proposições estão sendo expostas e trabalhadas pelo coletivo nas reuniões mensais.
Para Fernando Silva, secretário-adjunto de Gestão Institucional da Seduc, esses momentos de socialização dos trabalhos estão sendo importantes para a elaboração do diagnóstico sobre a educação no Maranhão. Para ele, é importante que todos que estejam envolvidos com o projeto possam expor seus trabalhos para o coletivo, sempre no intuito de buscar melhorias que venham a garantir o aumento dos índices educacionais do estado.

Cooperação técnica
O projeto de cooperação técnica MEC-Pnud-Seduc/MA tem como objetivo definir ações estratégicas para melhoria dos índices educacionais no Maranhão, a partir do diagnóstico elaborado pelo Pnud e a equipe técnica da Seduc.
O trabalho está baseado em quatro dimensões: gestão educacional, formação inicial e continuada de professores e profissionais de serviços educacionais, práticas pedagógicas e avaliação e infraestrutura educacional, que compõem ao todo 20 ações a serem executadas.