Com a finalidade de apoiar as escolas públicas nas análises dos dados gerados pela aplicação da Provinha Brasil, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) está disponibilizando um Sistema online para a inserção e armazenamento das respostas dos dados da avaliação.
O sistema online disponível no site do Inep: www.inep.gov.br Sistema da Provinha Brasil funcionará como ferramenta para visualização do desempenho dos alunos e também para a produção de relatórios estatísticos e pedagógicos de desempenho por estudante, turma e escola. As instituições de ensino terão até dia 30 de setembro de 2014, para envio das informações.
Segundo Vera Lucia Gonçalves Pires, Supervisora de Avaliação Educacional e Interlocutora Estadual das Avaliações, a Seduc estará dando o apoio necessário para que as escolas desenvolvam o sistema.
“Para que as escolas possam desenvolver efetivamente o sistema a equipe técnica da Secretaria de Educação por meio da Supervisão de Avaliação Educacional (Suave), estará orientando os gestores escolares na manutenção, atualização e aprimoramento contínuo dessa nova ferramenta. A equipe escolar ficou responsável pela inserção das respostas de cada aluno e das observações descritivas dos educadores que acompanham esses alunos no processo ensino-aprendizagem”, disse.
A Supervisora enfatizou ainda que “O Sistema facilita o tratamento dos dados da Provinha Brasil viabilizando a produção de relatórios que, ao subsidiar ações pedagógicas, são capazes de unir a Secretaria de Educação, a Equipe Escolar, alunos e pais”.
O Diretor da escola é o responsável por iniciar o uso do Sistema Provinha Brasil. Para isso deverá acessar o endereço eletrônico http://sistemasprovinhabrasil.inep.gov.br/PNAIC/, informar seu CPF e a senha do Educacenso ou a senha do Sistema ANA.
A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica que visa investigar o desenvolvimento das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidas pelas crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras.
Aplicada duas vezes ao ano (no início e no final), a avaliação é dirigida aos alunos que passaram por, pelo menos, um ano escolar dedicado ao processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilita a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura e de matemática.
No Maranhão, a Provinha Brasil acontece em duas etapas: a primeira no inicio do ano letivo e a segunda no final.
Publicado em Geral na Edição Nº 15068
Comentários