São Luís - Os primeiros professores, de um total de 875 aprovados em concurso público e convocados pelo Governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), começaram a ser empossados, esta semana, nas Unidades Regionais de Educação (UREs). A medida integra a política de valorização dos profissionais do magistério da educação básica do Maranhão. Eles serão lotados nas escolas da rede estadual de ensino, de acordo com a disciplina e município escolhido, no ato da inscrição do concurso.
Somente em São Luís, até terça-feira (24), foram empossados mais de 50% dos 131 professores convocados. Os novos nomeados para os municípios (Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) pertencentes à Unidade Regional de Educação de São Luís tomaram posse na superintendência de Administração de Recursos Humanos (Avenida Getúlio Vargas - Monte Castelo).
Para a superintendente do RH, Iolanda Ferreira Portela, a nomeação dos novos professores representa a valorização do profissional maranhense de educação, um avanço no processo de ensino aprendizagem e o fortalecimento das práticas educacionais, de acordo com a orientação do secretário João Bernardo Bringel. “Esta ação é um esforço pessoal do secretário que vem consolidar o processo de ensino e aprendizagem”, disse.
Segundo ela, a ampliação do quadro funcional da Seduc com a nomeação de novos docentes é uma demonstração da preocupação da governadora Roseana Sarney com a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) por meio dos avanços com a oferta de educação de qualidade de excelência.
Para Maria de Deus Nery Figueiredo, também do RH, o professor é o profissional mais importante no contexto da escola e esta ação [nomeação] representa a valorização dos profissionais de educação determinada pelo governo do Estado, por meio da Seduc.
De acordo com Valda Rodrigues, que coordena o processo, a descentralização do processo de nomeação entre as 19 Ures facilitou o atendimento dos 875 convocados, evitando filas e o deslocamento para outras cidades, pois os aprovados são nomeados nos municípios de origem.
Aprovado no concurso para professor de Matemática, Gilfraine Amorim, comemorou a sua nomeação e o avanço profissional, pois até então vinha atuando como professor contratado. “Com minha estabilidade profissional garantida, vou me esforçar ao máximo e continuar trabalhando com dedicação para aumentar meu rendimento em sala de aula e, consequentemente, dos alunos”, afirmou.
Após a assinatura dos termos de posse, os professores nomeados serão lotados nas escolas da rede estadual, de acordo com a disciplina e município escolhido, no ato da inscrição do concurso.
A relação dos nomeados bem como os locais de apresentação estão no site: www.educacao.ma.gov.br.
Publicado em Geral na Edição Nº 14313
Comentários