As diretrizes estratégicas da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e as metas pedagógicas da Secretaria Adjunta de Ensino (Sae), que serão desenvolvidas nos próximos meses com o foco na melhoria dos indicadores educacionais do estado, foram apresentadas, nessa segunda-feira (30), aos gestores e diretores de 56 escolas da rede estadual de ensino.
A apresentação do projeto pioneiro foi feita pela secretária adjunta de ensino, Leuzinete Pereira aos diretores dos colégios localizados nos polos 1, 5, 6 e 9 da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. O evento contou com a participação de Francisco de Jesus Saraiva Fonseca, da URE São Luís e de técnicos da Sae/Seduc.
Em sua explanação, Leuzinete Pereira ressaltou que as diretrizes estratégicas pedagógicas da Seduc estão focadas nos alunos e na melhoria do processo de aprendizado. Seguindo orientação do secretário Pedro Fernandes, a meta é universalizar o ensino médio, combater fortemente o analfabetismo, implementar o regime de colaboração entre Estado, União e municípios.
As metas pedagógicas da Sae/Seduc, explicou aos gestores e diretores das escolas participantes, é elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental nas 1.233 escolas da rede estadual de ensino, as partir de 2015.
Para atingir as metas pactuadas com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), os professores da rede estadual serão capacitados a partir do próximo ano. Também serão desenvolvidas pela Seduc ações e projetos articulados com os municípios e União/MEC visando à melhoria da educação básica no Maranhão.
Durante o encontro, Leuzinete Pereira apresentou a proposta pedagógica de gestão integrada, inicialmente nas escolas da URE-São Luís, com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos alunos, por meio de um trabalho integrado com o Programa de Gestão Nota Nota 10.
Publicado em Geral na Edição Nº 14820
Comentários