Como parte da 12a Semana de Ação Mundial, que este ano discute a Educação Inclusiva, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realiza o “Plano Estadual de Educação do Maranhão: Abrindo Caminhos para a Inclusão”. O evento foi aberto na quarta-feira (24), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, e contou com presença de representantes do Governo do Estado, Centros de Apoio e Ministério Público Estadual (MPE).
O encontro é uma iniciativa da Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Projetos Especiais, da Superintendência de Modalidades e Diversidades Educacionais e da Supervisão de Educação Especial (SUEESP), com o objetivo de apresentar as ações desenvolvidas e programadas no Maranhão em conformidade com as estratégias do Plano Estadual.
A estudante Yasmim Helena de Melo, representando os alunos do programa de Educação Inclusiva do Maranhão, abriu o evento agradecendo a oportunidade de estar inserida na sala de aula. “Tenho me desenvolvido muito, muito obrigada e parabéns a todos”, disse ela, que é deficiente auditiva.
No Brasil, a cada cinco pessoas, uma tem algum tipo de deficiência. São cerca de 45 milhões de indivíduos, segundo o Censo de 2010. Para a secretária adjunta da Seduc, professora Leuzinete Pereira, o encontro é importante para a reflexão do tema e para traçar as políticas públicas necessárias. “O importante é trabalhar na perspectiva inclusiva”, ressaltou.
A superintendente de Educação Espacial da Seduc, Socorro Castelo Branco, comemora o resultado do programa desenvolvido pelo Governo do Estado. “Somos o primeiro estado do Brasil a cumprir a meta estabelecida pela constituição”, disse.
O secretário de Estado de Educação, Danilo Furtado, destacou a importância do encontro. “Esse evento tem muito que mostrar, o Estado está fazendo grande esforço em ofertar a inclusão social”, disse, ao parabenizar a equipe que trabalha com a Educação Especial.
A abertura do evento contou com apresentações culturais que emocionaram todos os presentes, como a “Ópera da Inclusão, com alunos do Centro de Apoio a Pessoas com Surdez (CAS), e a coreografia dos alunos do Centro de Ensino de educação especial Pe. João Mohana.
A programação encerrou nessa quinta-feira (25), com discussões acerca do tema, apresentações culturais, exposições fotográficas, estandes de exposições e entrega de Cartilhas em Braile.
Publicado em Geral na Edição Nº 15116
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