Secretário Pedro Fernandes assiste explanação de Rita Paulon sobre a aplicação de programas do IAS

Contemplar até o fim do ano 1.233 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 213 municípios, com ações dos programas Gestão Nota 10 (GN10) e Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera Brasil) é a meta da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), e o Instituto Ayrton Senna (IAS). A ampliação da parceria foi acordada entre o secretário Pedro Fernandes e a gerente de Projetos do IAS, Rita de Cássia Paulon, durante reunião, na quinta-feira (15), na Seduc.
O secretário Pedro Fernandes destacou a renovação da parceria de assessoramento com o Instituto Ayrton Senna para que o Maranhão possa avançar na qualidade do ensino ofertada na rede pública e na melhoria dos indicadores educacionais, bem como no processo de ensino e aprendizagem.
Ao socializar as ações desenvolvidas pelo instituto com a administração central e representantes de todos os setores da Seduc, a gerente de Projetos do IAS, Rita Paulon, lembrou que a parceria com a Seduc teve início em 2009 com o GN10 e vem sendo renovada por ser um compromisso que o instituto assumiu com a sociedade brasileira e uma vontade expressa do falecido campeão de Fórmula-1 e ídolo brasileiro, Ayrton Senna.
Ela disse que o Brasil enfrenta o enorme desafio de ser a sétima economia global, mas ocupa paradoxalmente a 73ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre todos os países do mundo. “Só poderemos avançar nestes índices com educação de qualidade”, ressaltou.
Para Rita Paulon, o desenvolvimento da educação de qualidade exige necessariamente boa vontade política, compromisso ético e condições técnicas, além da cooperação técnica entre União, Estados e municípios. Citou, ainda, o acompanhamento de gestão integrada das escolas para analisar de forma contundente o nível de aprendizado dos alunos.
No ano passado, a parceria entre a Seduc e o IAS resultou na alfabetização de 82% dos alunos e na promoção de 95% dos contemplados com ações dos programas de Correção de Fluxo (Se Liga e Acelera Brasil), desenvolvidas em 468 escolas da rede estadual de 86 municípios.
As próximas metas são mais ousadas. O objetivo é contemplar 1.233 escolas da rede estadual de ensino, localizadas em 213 municípios e 433 mil alunos. Serão priorizados os municípios que apresentarem o menor Ideb. Para atingir esta meta, serão usados recursos tecnológicos com o foco principal a aprendizagem do aluno.
“Só vamos ter sucesso nesse trabalho se o aluno aprender. Quando o aluno aprende, é alfabetizado, ler e escreve. Ele se transforma, se torna feliz, se relaciona melhor com os amigos, contribui melhor em casa, enfim, acredita no seu potencial porque a ele foi oferecida uma oportunidade. Por isso, o papel dos professores é de fundamental importância na vida desses alunos”, observou a representante do IAS.

Programas
O programa de correção de fluxo “Se Liga” é destinado a alunos com distorção idade série não-alfabetizados, das quatro primeiras séries do ensino fundamental. O Acelera Brasil é destinado a alunos de 1ª a 3ª séries com, no mínimo dois anos de defasagem idade-série, devidamente alfabetizados, objetivando promoção, preferencialmente, para a 5ª série.
Dentre os princípios e filosofia dos programas estão a confiança na capacidade do aluno; elevação da autoestima de alunos e professores; desenvolvimento intensivo dos conteúdos básicos das quatro primeiras séries; oferecimento de um conjunto de habilidades importantes para o sucesso na escola e na vida; uso dos instrumentos básicos da matemática em situações concretas do dia a dia; planejamento e avaliação do próprio desempenho nas tarefas escolares.