Pedro Fernandes destaca importância da aplicação das diretrizes curriculares nas escolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), iniciou, nessa segunda-feira (9), o “II Encontro Temático com as Unidades Regionais de Educação: Avaliação e Planejamento”. O evento está sendo realizado no auditório da Fundação da Memória Republicana Brasileira, localizado no bairro Desterro, em São Luís.
O encontro, que termina nesta terça-feira (10), às 18h, tem como objetivos realizar a apresentação interna das principais ações realizadas em 2013 pelas 19 Unidades Regionais de Educação (URE); expor as diretrizes curriculares únicas da educação básica para a rede estadual, além de discutir e avaliar os resultados dos diagnósticos relativos ao planejamento estratégico da secretaria e seus direcionamentos ao ano de 2014.
Participaram da abertura o secretário de Estado da Educação, Pedro Fernandes; a secretária adjunta de ensino, Leuzinete Pereira; o secretário adjunto de Coordenação das Regionais de Educação, Tadeu Lima; o gestor de Atividades-Meio, Pedro Barbosa; além de técnicos, gestores regionais e diretores de educação das UREs.
Pedro Fernandes destacou a relevância do evento na divulgação e mobilização em prol da aplicação das novas diretrizes curriculares pelos professores.
“É importante que essas diretrizes, que foram produzidas em parceria com o Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD), cheguem a todos os professores e sejam utilizadas como direcionamento nas semanas pedagógicas da escola, influenciando na melhoria do ensino em sala de aula, que é nosso principal objetivo”, ressaltou.
Na sequência, a supervisora de Avaliação Educacional, Vera Lúcia Pires, expôs os resultados obtidos pelos alunos da rede nas avaliações do Enem, Pisa e Saeb.
Segundo a secretária adjunta Leuzinete Pereira, os resultados apresentados nas avaliações demonstram constante desenvolvimento nos índices. “Os resultados das avaliações apresentam uma evolução pequena, mas constante nos índices, o que deve ser encarado como incentivo à continuidade dos trabalhos da Seduc, buscando uma educação cada vez melhor”, apontou.
Entre os assuntos que serão abordados no encontro, estão ainda a avaliação do diagnóstico realizada pelo Sistema Integrado de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação das Escolas (Siama), em 2013; o relatório da  auditoria do Ensino Médio realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Calendário Escolar da rede estadual em 2014.