Mauricio Macedo, Edílson Baldez e David Braga Fernandes observam projeto de construção do Distrito Agroindustrial

Balsas - Passados três meses do período de chuvas, as obras do Distrito Agroindustrial de Balsas entram em ritmo acelerado. O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauricio Macedo, que participa da 10ª Agrobalsas, visitou, nessa quarta-feira (23), o canteiro de obras, localizado às margens da BR-230, a 8 km da sede de Balsas.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), está investindo R$ 3 milhões na construção do distrito.
No momento, estão sendo realizados serviços de limpeza do terreno e terraplenagem para a abertura de avenidas e terraplenagem, que devem ser concluídos dentro de um mês, quando será iniciada a pavimentação asfáltica. A previsão é que as obras de implantação da 1ª fase do distrito sejam concluídas até o segundo semestre deste ano. Além do secretário Mauricio Macedo, participaram da visita o presidente da Fiema, Edílson Baldez e o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico da Sedinc David Braga Fernandes.
O distrito será dotado de infraestrutura básica de pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, além de instalação das redes de abastecimento de água e de energia elétrica (de 13.8 KV). O objetivo é disponibilizar áreas em condições adequadas para a instalação de indústrias e agroindústrias.
“A região de Balsas já tem a produção agrícola consolidada e agora precisamos avançar para o estágio da transformação de produtos primários. Estamos construindo um distrito Agroindustrial que devemos entregar dentro de 120 dias para que as empresas locais possam investir na verticalização das cadeias”, afirmou o Mauricio Macedo.
A implantação do distrito está sendo realizada por etapas. Nesta primeira fase, as intervenções são realizadas em uma área de 50 hectares, dividida em 48 lotes industriais (de mais ou menos um hectare, cada). A área total do distrito é de 150 hectares. Ao lado do terreno adquirido pela Sedinc, se encontra uma das maiores empresas do setor agroindustrial no município, a Notaro Alimentos, que no momento, constrói um complexo avícola composto de granja, abatedouro e fábrica de ração a partir de soja.
O município de Balsas, considerado um dos principais centros agrícolas do Maranhão, que tem o plantio de soja como carro-chefe da economia, contará com um distrito para abrigar indústrias de forma organizada, podendo consolidar-se como um polo industrial e agroindustrial.
A construção do distrito no município é parte de um ousado plano de metas da Sedinc de promover o desenvolvimento de forma descentralizada por meio da garantia, também, de infraestrutura básica para os investidores em diversas cidades do interior do Maranhão.
Em 2011 mais de R$ 4 milhões foram investidos na implantação de novos distritos e revitalização dos existentes. Atualmente, estão em operação os distritos das cidades de São Luís, Imperatriz, Porto Franco, Bacabal e Grajaú (concluído em 2011). Estão em obras os distritos industriais de Balsas e Aldeias Altas. Os de Timon, Santa Inês, São José de Ribamar e Santa Rita, em fase de projetos.
Em Balsas, Mauricio Macedo e o secretário-adjunto David Braga Fernandes, também, participaram da inauguração da Ala de Tecnologia Sucroalcooleira Serafim Ticianeli do Senai, fruto de uma parceria entre a Agro Serra e a Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) com o objetivo de formar mão de obra especializada para o setor.