O Viva Oportunidades ganhou uma entusiasta adepta essa semana. “Esse programa é audacioso. Muito bem alinhavado e consoante com várias ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec)”, afirmou a secretaria da Sectec, Rosane Guerra, ao se reunir, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), com o secretário Fernando Fialho para delinear projetos que vão ser desenvolvidos numa parceria Sedes/Sectec.
Durante o encontro de trabalho ficou definido que, entre outras ações, as duas Secretarias vão juntar esforços para a implementação de estudos e pesquisas que propiciem, em especial, ao agricultor familiar, qualificação profissional e tecnologias que assegurem produtividade em suas áreas de plantio.
“O agricultor trabalha de sol a sol. E muitos deles ficam apenas na agricultura de subsistência por falta de orientação adequada e permanente. Vamos fazer para que com esse mesmo esforço/trabalho sua produção/produtividade cresça gerando, inclusive, excedente para a comercialização e geração de renda”, afirmou Fialho.
Com essa perspectiva, os secretários Fernando Fialho e Rosane Guerra pontuaram viagens pelo interior do Maranhão com equipes multidisciplinares que possam realizar estudos e pesquisas para resolver desde problemas pontuais a introdução de tecnologias e cultivar as que elevem a produção das comunidades rurais. “Vamos fazer pesquisas de solos. Treiná-los e capacitá-los com modernas, porém, simples tecnologias que o agricultor possa utilizá-las e vê o seu trabalho frutificar”, enfatizaram os secretários.
Fialho ressaltou, ainda, durante a reunião que o mais importante é criar “um ambiente de cooperação mútua e compartilhada” entre todos os órgãos governamentais, seja eles das esferas federal, estadual e municipal para alavancar o Viva Oportunidades, que tem como linhas mestras as mesmas do Brasil sem Miséria: a geração de renda, a inclusão produtiva e o acesso a serviços.
“A presidenta Dilma Rousseff lidera um grande movimento de combate e superação da pobreza extrema no Brasil. No Maranhão, estamos fazendo a nossa parte. A governadora Roseana Sarney e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, lançam oficialmente, nesta quinta-feira (13), o Viva Oportunidades, o nosso compromisso em reduzir para menos de 10% o índice da pobreza extrema no Maranhão até o ano de 2015”, enfatizou Fialho.
Ele lembrou, ainda, que várias reuniões e encontros e trabalhos já foram realizados com a finalidade de estabelecer parceria e criar uma “onda” de compromisso social e implementar uma rede de proteção social para resgatar a cidadania dos excluídos ou que vivem à margem da sociedade. (Benedito Junior)
Publicado em Geral na Edição Nº 14502
Comentários