São Luís - Técnicos de empresas maranhenses de assistência técnica começam a ser treinados nesta segunda-feira (16) na elaboração de projetos produtivos de agricultura familiar e empreendimentos de economia solidária pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
De acordo com o secretário de estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em exercício, Paulo Roberto Moreira Lopes, esta é mais uma ação do Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar, da Sedagro, que tem como finalidade apoiar financeiramente, por meio de seleção pública, projetos produtivos demandados pela agricultura familiar e empreendimentos de economia solidária, focados nos Arranjos Produtivos Locais (APLs) do Estado do Maranhão.
A iniciativa é coordenada pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro) e de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan), Fundo Maranhense de Combate à Pobreza (Fumacop) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“A necessidade do curso surgiu a partir da análise dos projetos apresentados no primeiro edital, lançado no ano passado. A perspectiva é melhorar os projetos apresentados para contribuir com o desenvolvimento local, obedecendo ao que preconiza o edital 01/2012, de que sejam projetos produtivos e empreendimentos de economia solidária, visando a inclusão produtiva”, declarou o gerente de Operações do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade.
O gerente do Sebrae disse que as empresas inscritas no curso são aquelas que foram responsáveis pela elaboração de projetos produtivos que participaram da seleção pública do edital 01/2011, e que vão ser preparadas para a elaboração de projetos de acordo com o edital 01/2012, assim como as empresas que prestam consultoria ao Sebrae, visando o fortalecimento de uma parceria entre o Sebrae e a Sedagro nas regiões em que o Sebrae já trabalha com os Arranjos Produtivos Locais.
O curso, com duração de 20h, prossegue até o dia 20 de abril, pela manhã, das 8 às 12h, no Sebrae Centro, localizado na Avenida Pedro II, em São Luís. As aulas serão ministradas pelo consultor em Orientação Empresarial do Sebrae, João Conrado Carvalho. (Rejane Freitas)
Publicado em Geral na Edição Nº 14379
Comentários