Palestra do Carlos Zimmermann, consultor de Gestão Tecnológico da Rede de Santa Catarina

São Luís - Foi realizado nessa sexta-feira (9), no Hotel Praia Mar, em São Luís, o seminário “Rede de Extensão Tecnológica do Maranhão”. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), com apoio do Finep.
Durante o evento foi apresentado o programa Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), que tem o objetivo de apoiar micro, pequenas e médias empresas visando solucionar gargalos que dificultam o crescimento através de inovações tecnológicas. Durante as discussões foram debatidas também as articulações para a implantação da Rede no Maranhão.
Por sugestão do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação foram convidados para o seminário os coordenadores da Rede de Extensão Tecnológica de Santa Catarina (Retesc), onde a ação já está consolidada. “A ideia é mostrar como funciona em Santa Catarina funciona, mas cada estado deve montar sua Rede de acordo com a realidade local”, explicou Carlos Heitor Zimmermann, Consultor em Gestão Tecnológica da Rede de Extensão Tecnológica de Santa Catarina do Sibratec.
As Redes são formadas por entidades especializadas na extensão tecnológica atuantes na região, por meio de um arranjo institucional. No Maranhão, o processo já está em fase de implantação com a participação da Sectec, Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto Federal de Ensino Tecnológico (Ifma), entre outros parceiros.
“Este é um momento importante para o Maranhão, quando muitas empresas estão se instalando e muitas já instaladas que precisam ser mais competitivas para aproveitar os investimentos públicos e privados que chegam ao Estado. Para tanto, o Governo tem a preocupação de implantar o mais rápido possível a Rede de Expansão Tecnológica do Maranhão e assim ajudar as micro, pequenas e médias empresas a melhorar seus sistemas produtivos”, disse a secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão.
Estiveram presentes, além da secretária Olga Simão e equipe da Sectec, representantes da Ufma, Uema, Sebrae, Fapema, o Pró Reitor de extensão do Ifma, Marco Antonio Torreão; a coordenadora Nacional do Sibratec, Cristina Shimoda; Edgar dos Santos Rocha, Superintendente da Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisas do Finep; Carlos Zimmermann, consultor em gestão tecnológica da Retesc.