A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior está organizando, por meio do Programa Maranhão Profissional, a I Feira de Estágio e Emprego do Maranhão. O evento acontecerá de quarta (18) a sexta-feira (20), no Rio Poty Hotel, em São Luís.
A maior feira de empregabilidade do Maranhão propiciará o encontro entre empresas e candidatos às vagas de emprego e estágio, promovendo assim o aumento da empregabilidade através da educação profissional.
Para o secretário-adjunto de Educação Profissionalizante e Inclusão Social da Sectec, Fernando Antonio Carvalho Lima, a educação profissional é um passo rápido e seguro para quem deseja inserir-se no mercado. “As empresas que almejam bons profissionais em seus quadros de colaboradores vão poder ter contato direto com o público alvo e todo o processo da educação”.

A Feira
Com mais de 7.000 inscritos de todo o Maranhão, a feira promove o aumento da empregabilidade por meio da educação profissional, além de estimular o empreendedorismo e inovação como forma de ampliar as oportunidades de geração de renda.
“Destinamos espaços aos temas relacionados a carreiras, emprego, empreendedorismo, desenvolvimento profissional e inovação e aproximamos o público das entidades de apoio e formação, além disso, jovens de todo o estado podem participar através da tecnologia de videoconferência da Univima”, detalhou Fernando Lima.

Números de Qualificação
No 1º semestre de 2013, foram qualificados 76.572 jovens, 54,7% atingido de uma previsão de 140.000 em 2013.
O programa prevê, ainda, a formação de docentes, o fortalecimento da estrutura física da rede de educação formal e do sistema de ciência, tecnologia e inovação do estado.

Maranhão Profissional
O Maranhão Profissional é um programa da Sectec, de gestão para a formação profissional no âmbito estratégico e operacional com ações voltadas para suprir as demandas por contratações dos empreendimentos implantados e em fase de implantação no Maranhão. O Programa visa ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da formação profissional de pessoas no estado.
Por meio do programa, o Governo do Estado vai coordenar, por meio de ações integradas do poder público estadual com a iniciativa privada e as instituições de ensino públicas e privadas, a formação profissional de milhares de pessoas para atender uma demanda de 200 mil novas vagas de empregos.

Níveis de Educação do Programa
- Formação Inicial e Continuada
- Capacitação Técnica
- Capacitação Tecnológica
- Graduação
- Pós-Graduação