São Luís - A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Olga Simão, e o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, assinaram, nessa sexta-feira (1º), às 9h, no prédio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), no São Francisco, convênio para início de cursos de licenciatura nas disciplinas de Química e Biologia, com 880 vagas na universidade, além da realização de pós-graduação em Petróleo. As inscrições serão divulgadas por meio da imprensa e de um edital para o vestibular.
A governadora Roseana Sarney tem determinado a promoção de cursos e licenciaturas e, principalmente, na formação dos professores. “Este termo de intenção que celebraremos com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) vem coroar o esforço do Governo do Maranhão na melhoria da educação no estado”, afirmou a secretária Olga Simão.
Os cursos de Biologia e Química se estenderão aos 11 Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas), instalados nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro, Santa Inês e São Luís. Os cursos também serão à distância, com duração de cinco anos, sendo utilizados os novos estúdios da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).
O termo de intenção já é uma demonstração da parceria dos governos estadual e federal, quando da audiência da governadora Roseana Sarney com o ministro da Educação, Aluizio Mercadante, em Brasília, onde um dos principais assuntos foi referente a questão da escassez de professores com licenciatura plena em diversas áreas no Maranhão. Na ocasião, o ministro Mercadante afirmou total apoio para a formação de professores, inclusive na viabilização de abertura de mais vagas na universidade federal.
Publicado em Geral na Edição Nº 14418
Comentários