Secretário José Costa, adido holandês e equipe da Sectec

Com o objetivo de identificar oportunidades de cooperação entre o Governo do Maranhão e a Holanda, o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Costa, recebeu na manhã dessa quarta-feira (30), na sede da Sectec, o adido econômico daquele país, Jörgen Leeuwestein, e o assessor técnico Ruben Petri.
Segundo o secretário José Costa, a comitiva veio ao Maranhão para conhecer a estrutura da Sectec para futuras parcerias na área de mobilidade acadêmica para professores e estudantes, bem como outros setores mais propícios para o desenvolvimento de pesquisas em parceira com universidades holandesas. “O objetivo é conhecer nossos potenciais para gerar oportunidades de negócios e identificar a possibilidade de cooperação entre nosso estado e a Holanda”, explicou José Costa.
O adido para assuntos econômicos da embaixada holandesa se mostrou muito interessado em algumas parcerias e destacou que esse levantamento resultará em relatório a ser encaminhado ao governo holandês, com sugestões para futuros acordos de cooperação técnica e negócios.
“Com esse relatório, a embaixada deve estreitar o relacionamento com as empresas e as universidades para facilitar o estabelecimento de convênios no Maranhão”, justificou Jörgen Leeuwestein.
O adido manifestou interesse na participação da Embaixada no incremento de intercâmbio de estudantes brasileiros com universidades holandesas. “Temos interesse em investir nos jovens brasileiros, pois o Brasil se consolida cada vez mais no cenário internacional para novos mercados e precisamos estar atualizados trazendo expertises dos países mais desenvolvidos”, esclareceu o secretário José Costa.