O secretário de Educação, Pedro Fernandes, reuniu-se, nessa quinta-feira (5), com lideranças indígenas Krikati e Guajajara. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas à educação indígena, tais como: infraestrutura, merenda e transporte escolar indígena. O encontro aconteceu na sede da Secretaria de Educação, no Monte Castelo, com a presença da equipe técnica da Seduc.
Pedro Fernandes destacou que a secretaria está trabalhando para aprimorar a educação indígena no estado. Durante o encontro, ele explicou às lideranças que está em andamento o processo licitatório para a realização de obras de reforma e ampliação de escolas indígenas, e que o processo está seguindo todos os trâmites legais.
“Estamos empenhados em dar uma educação indígena de qualidade, respeitando as diversidades e etnias e valorizando o magistério indígena. Reuniões como esta são extremamente importantes para que possamos ouvir as lideranças e buscar resoluções para as demandas apresentadas”, observou o secretário.
A secretária adjunta de Projetos Especiais, Conceição Andrade, que participou na reunião, ressaltou o trabalho da Seduc no âmbito da educação indígena. “Estamos trabalhando pela educação indígena com responsabilidade, ouvindo as lideranças, e em parceria com outros órgãos. Nessa perspectiva, há as diretrizes estaduais da educação indígena, construção do Plano Político Pedagógico da Educação Indígena, contratação de zeladores e merendeiras para as escolas, dentre outros”, pontuou.      
“Ao ouvir a fala do secretário percebi sua vontade para que as ações aconteçam, com encaminhamentos que vão nos ajudar a resolver nossas principais necessidades”, comentou o líder indígena, Lourenço Krikati. “O mais importante também foi o apoio do secretário de educação à participação dos índios em decisões pela melhoria da educação indígena e no Conselho Indigenista”, realçou.