Ana Paula Feitosa Freitas com Pedro Fernandes e coordenadoras do programa no Maranhão

Depois de tomar posse no Senado Federal essa semana, em Brasília, como uma das 27 classificadas no Programa Jovem Senador, a estudante da rede estadual de ensino, Ana Paula Feitosa Freitas, 18 anos, do Centro de Ensino Isabel Tavares, localizado no município de Dom Pedro, foi recebida, nessa sexta-feira (23), pelo secretário de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro. Durante o encontro, ela falou sobre da proposta de sua autoria que cria um programa de prevenção da violência na rede pública de ensino.
Ana Paula estava acompanhada pela coordenadora estadual do programa na Seduc, Négile Sinary Dorneles Melo, e a superintende de Educação Básica, Leucinete Vila Nova, que foram recebidas por Pedro Fernandes e os secretários adjuntos Pedro Barbosa (Atividades Meio), Lívio Correa (Planejamento), e Conceição Andrade (Projetos Especiais).
Para Conceição Andrade, secretária de Projetos Especiais, Ana Paula é um exemplo de estudante da rede estadual de ensino e é a segunda aluna da mesma escola selecionada para o programa Jovem Senador. “Ela é uma demonstração de que a qualidade dos alunos da rede pode crescer muito e isso anima toda a equipe da Seduc”, ressaltou.
Este ano, o concurso de redação do programa teve como temática “Buscar Voz para ter cidadania, democracia e participação”. O tema teve como objetivo fazer uma reflexão sobre o processo democrático e o papel de cada cidadão como corresponsável pelos rumos do país.
Ana Paula foi uma das 27 classificadas no concurso escrevendo sobre o tema “Cidadania em construção”. Ela explica que o texto mostrou como os brasileiros estão buscando para ter voz e conseguir a sua vez, criando um link com as manifestações recentes que ocorreram em todo o país quando a população foi às ruas reivindicar melhorias nas políticas públicas.
O texto da estudante também retrata um país que pode mudar seu destino e onde os jovens têm um papel fundamental na construção de um Brasil melhor.
Ana Paula, que pretende prestar vestibular para Direito, ressaltou que a visita ao Senado proporcionou uma visão mais ampla dos conhecimentos da política partidária, para romper com paradigmas.
Na última quarta-feira (20), em Brasília, ela juntamente com os outros 26 estudantes classificados no Programa Jovem Senador votaram duas propostas de lei da Comissão Jovem de Direitos Humanos e Meio Ambiente (CDH).
Projeto de Lei
Ana Paula apresentou a proposta que dispõe sobre a criação de um programa de prevenção da violência na rede de ensino. O projeto foi relatado pela jovem senadora Andrisley Kelly Pereira (PB), o texto foi aprovado por unanimidade. A votação foi nominal para que os estudantes pudessem vivenciar com clareza como é o processo em plenário.
As proposições foram votadas na quinta-feira (21) em sessão no plenário do Senado, que encerrou a simulação da atividade parlamentar vivenciada pelos 27 ‘jovens senadores’ – um de cada estado e do Distrito Federal.
Foram encaminhadas, ao todo, seis sugestões dos estudantes à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderão ser transformadas em projetos de lei. Ela está otimista com a aprovação de seu projeto pelo Senado onde ganhará redação final da secretaria-geral da mesa antes de seguir para a CDH.
Direta, assertiva e decidida, a jovem senadora do Maranhão, Ana Paula Feitosa Freitas, vem de uma família que ela define como “tradicional adaptando-se à modernidade, alegre e acolhedora”. Talvez seja por isso que entre os seus projetos para o futuro esteja a opção por “uma vida tranquila, onde eu esteja trabalhando dentro da minha formação desejada, com uma família formada e feliz”, revelou.
Jogadora de handebol, é uma esportista por natureza. Gosta de rock e em suas horas livres dedica-se aos livros de literatura. Atualmente, sua obra favorita é “Muito Romântico”, do escritor Toni Brandão.
Quando o tema é atuação cidadã, a jovem senadora do Maranhão tem preferência pelos projetos de educação. “Participo de todas as olimpíadas escolares da minha escola e incentivo os alunos e outras escolas a participarem, pois é uma forma de se divertir e aprender”.

Estudantes
Os estudantes que participam das atividades do Projeto Jovem Senador têm entre 16 e 19 anos, cursam o ensino médio em escolas públicas. Eles são selecionados por meio de um concurso de redação, realizado anualmente. Para o concurso de 2014, foi escolhido o tema “Se eu fosse senador”.
O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Relações Públicas e da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e das secretarias de estado de Educação.