Ao fazer um balanço das ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), durante entrevista concedida a uma emissora de rádio na capital, na terça-feira (9), o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, destacou o 1º Seminário de Avaliação Institucional da Seduc, projeções para o próximo semestre e os investimentos que serão realizados no setor com transparência e responsabilidade.
O secretário disse que o seminário, realizado com todos os setores da instituição, foi positivo, pois mostrou que a Seduc está trabalhando em diversas frentes com o foco em oferecer uma educação de qualidade.
“Com um trabalho focado na oferta de uma educação de qualidade, a nossa equipe não medirá esforços para alcançar resultados positivos. Nossas ações estão sendo desenvolvidas a longo e médio prazo para que a Seduc seja considerada uma das melhores secretarias de Educação do país”, afirmou o secretário.
Ele acrescentou que a Seduc está executando um planejamento estratégico baseado na melhoria do nível de aprendizado no Maranhão. “Exige a formação continuada do professor, a melhoria estrutural das escolas e do transporte; a universalização do ensino médio; a institucionalização do regime de colaboração entre União, Estado e municípios, e o combater o analfabetismo”, enfatizou Pedro Fernandes ressaltando ainda que um grande programa de reforma e construção de escolas será colocado em prática.
O secretário também destacou a recente conquista dos profissionais da educação com a aprovação do Estatuto da categoria e a manutenção de benefícios assegurados pelo documento e explicou como irá funcionar o mapeamento funcional eletrônico da Seduc.
“Com o mapeamento eletrônico em São Luís, vamos responder com mais eficácia e agilidade a demanda de professores na rede pública estadual de ensino. Teremos acesso com exatidão onde faltam professores e em quais disciplinas”, explicou, enfatizando que outro ponto que a Secretaria tem trabalhado é a mediação tecnológica. “Vamos proporcionar tanto ao professor quanto ao aluno da rede pública ampliar seu campo de visão do mundo”.

Investimentos
O secretário Pedro Fernandes destacou investimentos que estão sendo feitos na reforma e construção de escolas e quadras esportivas com recursos federais e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “Por meio do programa de levantamento situacional das escolas (LSE), amplo diagnóstico esta sendo feito por uma equipe de técnicos da Seduc. Vamos poder realizar com responsabilidade processos licitatórios para construção de quadras e dar início à elaboração dos projetos para construção de escolas com recursos do BNDES. Temos muito trabalho pela frente. Os recursos da educação precisam ser empregados de forma transparente e com muita responsabilidade”, declarou Pedro Fernandes.

Parcerias
Durante entrevista, o secretário destacou as parcerias em prol da educação. “Estamos com um grande trabalho com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que definiu metas específicas para melhorar o sistema educacional do estado. Contamos, também, com a parceria da empresa Vale do Rio Doce, Instituto Ayrton Senna e com o Movimento de Educação de Base (MEB), vinculado a igreja católica que nos auxiliará em uma das metas prioritárias do governo que é o combate ao analfabetismo em todo Maranhão”, explicou.
Ao encerrar, Pedro Fernandes destacou a importância da participação da família e conclamou a sociedade. “Nesse momento quero destacar a importância da família no processo educativo dos filhos e conclamo a sociedade para juntos, cada um fazendo sua parte, estabelecermos o crescimento da educação em todo Estado”, enfatizou.