São Luís - O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu, nessa quinta-feira (7), na Secretaria de Estado de Educação (Seduc), técnicos da operadora de telefonia Oi. Na ocasião eles discutiram medidas para melhoria e otimização do atendimento do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE), que conecta as escolas da rede pública estadual da zona urbana à rede mundial de computadores.
A gestão do Programa Banda Larga nas Escolas (PBLE) é feita em conjunto pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com os Ministérios das Comunicações (MCOM), Planejamento (MPOG) e com as Secretarias de Educação Estaduais e municipais.
O PBLE tem como objetivo conectar todas as escolas públicas urbanas à internet, por meio de tecnologias que propiciem qualidade, velocidade e serviços para incrementar o ensino público no país.
“O desenvolvimento do Programa Banda Larga nas Escolas é de grande importância para a comunidade escolar. Representa um dos instrumentos tecnológicos necessários para que o jovem estudante acompanhe a evolução digital e com isso tenha acesso mais rápido à informação”, ressaltou o secretário Pedro Fernandes.
Durante a reunião foram levantadas questões referentes à qualidade do sinal, velocidade de link, melhoria da comunicação interna da secretaria, remanejamento de linhas, dentre outros.
O PBLE está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública estadual do Maranhão desde 2010, e já beneficia 768 escolas da zona urbana.
O programa foi lançado em 2008 pelo Governo Federal, por meio do Decreto nº 6.424 que altera o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado Prestado no Regime Público – PGMU (Decreto nº 4.769).
Publicado em Geral na Edição Nº 14625
Comentários