Secretário Fernando Fialho entre Cláudia Neta e Jadson Medeiros, membros do Conselho

O programa Viva Oportunidades, idealizado para combater a extrema pobreza no Maranhão, foi apresentado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho, aos membros do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), na reunião extraordinária da entidade, realizada esta semana.
Durante o encontro, ocorrido no auditório do prédio anexo da Sedes, na Rua 14 de Julho, em São Luís, Fernando Fialho, que também preside o Cedrus, mostrou os eixos do Viva Oportunidades, cujas linhas mestras estão contidas no Programa Brasil Sem Miséria. Os pilares são inclusão produtiva, garantia de renda e acesso a serviços, tendo como meta a redução da pobreza extrema no Maranhão em 65%, saindo do patamar atual de 22%, para menos de 10% até 2015.
“É uma determinação política do governo implementar um conjunto de políticas públicas para a redução da extrema pobreza no Maranhão, num trabalho de cooperação entre todas as secretarias de Estado, tendo como grandes parceiros as prefeituras, o Governo Federal e os movimentos sociais. O Cedrus é um grande parceiro nesse processo”, destacou Fialho.
Na ocasião, o secretário executivo do Cedrus, Jadson Medeiros Lago, também apresentou o Plano Operativo Anual (POA)/2012, elaborado pela Gerência de Inclusão Socioprodutiva (GISP), vinculada à Sedes, para a retomada da aquisição de terras no Maranhão, pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), da Secretaria de Reforma Agrária, do MDA, que deve ser votado na próxima reunião do Conselho.
Ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), o Cedrus está vinculado à Sedes, em cumprimento à Lei Estadual 9.473, de 10 de outubro de 2011.
“O Cedrus discute as políticas públicas destinadas aos agricultores familiares, apoia a agricultura familiar e trabalha com foco no desenvolvimento rural sustentável”, disse Jadson Medeiros, ao destacar o papel do colegiado na agricultura familiar.
Além de gestores da Sedes, estiveram presentes à reunião, representantes das secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), e da Educação (Seduc); da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Banco do Nordeste, Banco da Amazônia, Caixa Econômica, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Maranhão (DFDA-MA), Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (Aconeruq). (Rejane Freitas)