Até o mês de fevereiro de 2013 aproximadamente 25 milhões de documentos do Arquivo Central e da Previdência serão totalmente digitalizados. A informação é do secretário de Estado de Gestão e Previdência, Fábio Gondim, ao visitar o Arquivo Central do Maranhão e verificar todos os procedimentos e trabalhos que estão sendo realizados para a virtualização do acervo, na Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep).
“Em menos de um mês já foram digitalizados 1.397.000 e indexados 40.000”, comemorou Gondim ao destacar as ações e medidas postas em prática para assegurar o trâmite, a eficiência e a celeridade de todos os processos na Segep.
Ao lado do subsecretário da Gestão e Previdência, Marcos Fernando Jacinto, do prefeito do Centro Administrativo do Governo do Estado, Carlos Magno Oliveira, e dos assessores Edgard Magalhães e Gustavo Duailibe, Gondim visitou todos os setores do Arquivo Central e conversou com os funcionários para verificar que medidas devem ser adotadas para aprimorar as condições de trabalho, o que irá agilizar ainda mais as ações que ali estão sendo realizadas.
De imediato, Gondim determinou a fixação de equipes permanentes de limpeza e outras medidas básicas que contribuam para melhorar o ambiente de trabalho como maior ventilação e reparos nas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
“São vinte anos que esperávamos por esse trabalho de digitalização. Eu cuido do Arquivo como se fosse a minha casa. Eu nunca me aposentei por que sempre tive esperança da realização desse trabalho. Muita gente já me disse: você cuida de papel velho, mas isso nunca me atingiu. Eu cuido é de documentos que geram vidas. São documentos, por exemplo, que podem facilitar as pessoas no processo de aposentadoria”, narrou a diretora do Arquivo Central, Irene Moraes Leite.
Histórico
O subsecretário da Gestão e Previdência, Marcos Fernando Jacinto, rememorou que foi a partir do projeto Mapeamento de Processos que outros projetos foram implementados para a digitalização de arquivos. “Uma série de medidas e novos procedimentos foram implementados. Tudo para assegurar a qualidade dos serviços prestados aos nossos funcionários e ao cidadão”, garantiu Jacinto ao enfatizar “a responsabilidade da Sepep em prestar informações, relacionadas a ações da previdência, em tempo hábil, visando garantir o direito de seus segurados e dependentes.”
Jacinto disse, ainda, que a modernização da gestão é uma obra invisível que gera impactos positivos ao longo do tempo. “Os documentos que hoje estão no Arquivo Central não existem cópias em nenhum outro local do Estado. Os Demonstrativos Financeiros (documentação de maior consulta) fazem parte do processo de aposentadoria dos servidores do Estado que ainda é muito demorado. Estamos mudando essa realidade até atingirmos a nossa meta que é a concessão de benefícios como a aposentadoria em 30 minutos”, ressaltou Gondim. (Benedito Júnior)
Comentários