São Luís - O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, disse que é grande o número de informações recebidas pelo disque denúncia sobre os executores da morte do jornalista e blogueiro Décio Sá e que a maioria delas são falsas ou contraditórias. Argumentou ele que todas as denúncias são motivadas pela recompensa de R$ 100 mil.
O secretário declarou, em entrevista, na manhã dessa quinta-feira (26), ao jornalista Roberto Fernandes, na rádio Mirante AM, que todas estão sendo analisadas, mas ele sugere que não sejam criadas especulações sobre o caso para não atrapalhar a investigação.
Aluísio Mendes assegurou que todas as medidas estão sendo tomadas para elucidar o crime. Por determinação do secretário de Segurança, uma força tarefa de investigação foi montada para a realização do trabalho.
O secretário reconhece que o crime é bastante complexo, por isso os trabalhos precisarão de um detalhamento e de cuidadoso levantamento de perícia e investigação policial. “Vamos investigar profundamente todas as linhas de possibilidades de investigação. Pela metodologia utilizada, já percebemos que se trata de um crime de encomenda, principalmente porque o criminoso não fez questão alguma de esconder o rosto”, ressaltou.
O secretário garantiu que em tempo razoável dará uma resposta verdadeira à sociedade. “Pela sua complexidade, esse crime requer paciência para que seja elucidado”, define.

Investimentos
Questionado da instalação de câmeras de vídeo monitoramento em diversos pontos de São Luís, Aluísio Mendes reconhece que é insuficiente o contingente de policiais na rua para combater a violência. Mas ele assegurou uma série de investimentos já está sendo providenciado. Um desses investimentos é a instalação de câmeras de videomonitoramento. “Na primeira etapa serão colocadas câmeras em toda a avenida Litorânea e em diversos pontos da cidade.
O secretário de Segurança afirmou que já no mês de julho iniciarão a instalação. A previsão é que até setembro deste ano São Luís esteja sendo monitorada pelas câmeras de videomonitoramento. Em alguns locais, as câmeras irão funcionar em sistema de fibra ótica, em outros locais via ondas de rádio.

Recompensa
O Disque-Denúncia está oferecendo a recompensa de R$ 100 mil para quem fornecer informações que levem à prisão dos executores e dos possíveis mandantes do assassinato.