O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Marcos Affonso Júnior, recebeu a visita do comandante Geral da Polícia Militar do de Goiás, coronel Sílvio Benedito Alves, nessa quarta-feira (27). Na ocasião, o comandante também conheceu a Central de Videomonitoramento, nas dependências do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).
O comandante veio a São Luís acompanhado do chefe de estado maior estratégico geral da Polícia Militar do Goiás, coronel Victor Dragalzew, que participou do curso Nacional de Multiplicador de Segurança Comunitária com os temas Polícia Comunitária Comparada e Troca de Experiências de Polícia Comunitária.
O comandante da PMGO quis conhecer o trabalho desenvolvido pelo videomonitoramento em São Luís. "Estamos implantando em Goiás o Centro de Comando de Controle e Inteligência. Quinhentas câmeras já foram licitadas e devem ser instaladas em Goiânia no mês de Setembro. Cento e cinquenta equipamentos já estão em funcionamento desde 2012, e tem apresentado resultados positivos", pontuou o comandante.
O coronel Sílvio Benedito Alves destacou também o privilégio de ter participado do curso realizado em São Luís e da oportunidade de conhecer a realidade da Polícia Técnica. "Uma possibilidade de adquirir experiências, principalmente na área de policiamento comunitário. Vamos nos reunir também com presidentes de associações e líderes comunitários", pontuou.
O trabalho desenvolvido pelo comandante com o policiamento comunitário resultou na tese: "Uma polícia mais próxima do cidadão. Uma experiência do 14º CIOPS de Goiânia". O trabalho, fruto das experiências adquiridas, ganhou vários prêmios, dentre eles do Ministério da Justiça. O comandante também atua como instrutor nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
O secretário adjunto de Desenvolvimento e Articulação Institucional, coronel Antônio Roberto dos Santos Silva, disse que foi uma honra receber o comandante da Polícia Militar de Goiás e acompanhá-lo durante a visita dessa quarta-feira (27) na Secretaria de Segurança Pública. "Além de participar do Curso Multiplicador de Polícia Comunitária, o comandante veio conhecer o nosso sistema de videomonitoramento, ferramenta que vai reforçar o policiamento no estado de Goiás".
Curso
O Curso Nacional de Multiplicador de Segurança Comunitária é resultado da parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a SSP. Tem o objetivo de capacitar policiais militares, civis, guardas municipais e bombeiros a serem futuros instrutores do curso para outros servidores.
O ciclo de palestra teve início no último dia 18 e prossegue até sexta-feira (29). Na pauta, temas como Gestão de Projetos, Teoria e Prática do Ensino: Formação de Multiplicadores do Curso Nacional de Polícia Comunitária; Direitos Humanos; Relações Interpessoais; Teorias sobre Polícia Comunitária; Estruturação dos Conselhos Comunitários; Resolução Pacífica de Conflitos; e Mobilização Social.
Comentários