O secretário de Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa, se reuniu, na quarta-feira (20), com diretores das unidades prisionais do interior do Maranhão. Na ocasião, Uchôa ouviu as principais demandas dos gestores, debateu sobre as problemáticas do sistema penitenciário e falou das ações de ressocialização que serão intensificadas - não apenas aos detentos da capital - mas aos do interior do estado também. Além do secretário Sebastião Uchôa e dos diretores de estabelecimentos carcerários, estavam presentes o secretário-adjunto de Justiça, José Ribamar Cardoso Lima, e de Estabelecimentos Penais, Fredson Maciel.
Na reunião foram discutidos assuntos como a valorização de agentes penitenciários. Sobre as ações direcionadas ao servidor penitenciário, Sebastião Uchôa disse que é impossível fazer gestão sem apreciar aqueles que são os principais envolvidos nela, no caso os servidores prisionais. Segundo o secretário Uchôa, a Sejap vai promover, na primeira quinzena de abril, o Curso Básico de Gestão Penitenciária, destinado a agentes penais, tanto do interior quanto da capital. “A proposta é profissionalizar nossos servidores mais ainda, possibilitando que eles tenham posturas coordenadas de procedimentos administrativos, tais como gerenciamento de crise e outros”, destacou.
Ressocialização
Já no âmbito da ressocialização, carro-chefe da Sejap e também uma das maiores demandas dos diretores, o órgão busca intensificar os trabalhos de reintegração social nos interiores do Maranhão. A cargo do secretário-adjunto de Justiça, Ribamar Cardoso Lima, os trabalhos de ressocialização serão devidamente implementados. De acordo com Lima, grupos itinerantes de assistência aos presos do interior, formados por médicos, advogados, assistentes sociais e psicólogos, serão cridos em curto prazo justamente para dar todo auxilio ao interno nestas áreas. “Este é só o primeiro ponto. Nós ofertaremos, por meio de parcerias, cursos profissionalizantes e educacionais aos internos. Vamos fazer com que as ações aconteçam de fato”, pontuou Ribamar Cardoso.
Apresentação
O secretário Sebastião Uchôa apresentou a todos os presentes Fredson Maciel como o novo secretário-adjunto de Estabelecimentos Penais. Após ser anunciado como novo adjunto aos diretores das unidades carcerárias do interior, Maciel disse que espera um trabalho em cumplicidade com os diretores. De acordo com ele, a meta é garantir o progresso do sistema e os diretores, como ninguém, são os principais responsáveis por isso. “Sei que demandas existem e, aquilo que estiver ao meu alcance, vou buscar atender. Espero que sejamos parceiros nessa minha nova empreitada, por que sei que o meu foco é o de vocês, o progresso do sistema”, declarou.
Na ocasião, Fredson apresentou o agente penitenciário Ronald Dias como novo superintendente de Controle de Execuções Penais da Sejap. “Quando fui convidado para assumir o cargo, foi uma surpresa. Mas estou aqui e vamos trabalhar em prol do sistema”, salientou.
Publicado em Geral na Edição Nº 14660
Comentários